Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 24 de Novembro de 2009 às 12:23
Por: Thiago Itacaramby

    Imprimir


“A proposta do governo mediante o Programa de Implementação a Heveicultura no Estado de Mato Grosso (MT PROHEVEA) é oferecer renda aos pequenos produtores rurais, fortalecendo a Agricultura Familiar através de um incremento ambientalmente sustentável e ecologicamente correto”, afirmou o secretário de Estado de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos. A iniciativa pretende transformar Mato Grosso no segundo produtor de borracha natural do Brasil em um prazo de 20 anos. O programa além de trazer benefícios à cadeia produtiva levará aos pequenos produtores, assentados entre outros, a possuírem uma renda mensal durante 10 meses do ano em um prazo de 30 anos.

Segundo informações do secretário de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos, o programa de incentivo à seringueira além de garantir a subsistência alimentar irá propiciar cultivo, evitando o êxodo rural e consequentemente o abandono das atividades agrícolas.

O governo de Mato Grosso entregou na semana passada ao Governo Federal um pedido em busca da ampliação de recursos e prazos relacionados a incentivos do plantio da seringueira em Mato Grosso. A medida prevê um aumento de 36 mil para 100 mil em linhas de crédito para cada produtor rural como fonte de renda mediante o Pronaf-MT Floresta.

Os recursos dão prazos de até oito anos para pagar o financiamento com base nas diretrizes do Conselho Monetário Nacional. O orçamento cobre 30% do plantio e mais 70% das despesas com custeios de produção já que se trata de uma cultura que demora em média sete anos para começar a sua produtividade.

A proposta do MT Floresta é dar condições de incentivo aos pequenos produtores rurais que possuem propriedade até 100 hectares. A medida busca arranjo produtivo para assentados, posseiros e outros trabalhadores rurais, propiciando condições financeiras em prol da Agricultura Familiar.

Mato Grosso após 17 anos de trabalho (1972-1989), com apoio da SUDHEVEA e assistência técnica da EMPAER-MT, conseguiu implantar mais de 46 mil hectares de seringal de cultivo. A cultura, no entanto, conseguiu sobressair com incentivos de produção da década de 70 por meio do programa PROBOR, do governo federal. Antes disso, os incentivos foram paralisados e, com isso, o Estado de maior produção nacional na década de 20 caiu para o 3º lugar no ranking, ficando atrás da Bahia e São Paulo.

O MT-Prohevea prevê beneficiar diretamente cerca de 30 mil famílias, o que corresponde a uma população de 120 mil produtores rurais. Além de empregar 150 mil empregos indiretos no setor produtivo.

DADOS

Os últimos levantamento da produção do Estado realizado em 2007 pela Natural, Projeto Borracha Natural Brasileira constatou que a produtividade naquela época era de 27.896 toneladas de borracha (látex coagulado). Pelo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado possui plantio em 69 municípios, num total de 46.347 hectares com produção média de 922 kg/ha. Os dados são de março de 2009.





Fonte: Assessoria/Sepe-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/150441/visualizar/