Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 19 de Outubro de 2009 às 10:14
Por: Coracy Lima

    Imprimir


O prefeito José Carlos do Pátio amplia a participação dos estudantes no processo de implantação do passe livre em Rondonópolis. O comprometimento mais efetivo da categoria foi oficializado na reunião da comissão de alunos com o prefeito, na amanhã deste domingo, dia 18 de outubro, no Palácio da Cidadania, sede do Poder Executivo. O coordenador do movimento que saiu às ruas para cobrar o compromisso de campanha, Robson José Arruda Silva, concluiu a discussão avaliando que Pátio e a equipe de governo demonstram boa vontade.

“Essa nossa conversa com o prefeito foi positiva. Nós pensávamos uma coisa dele, mas agora temos um novo conceito. Ele ouviu nossas reivindicações e demonstrou que quer trabalhar junto com os estudantes para implantar o passe livre. A reunião foi positiva”, disse.

Entre as reivindicações discutidas está a garantia do passe livre para os alunos do ensino técnico e profissionalizante, como os cursos oferecidos pela Escola Técnica Estadual de Rondonópolis (antigo Ceprotec), o Senai e o Senac. A comissão fez o compromisso de ajudar a equipe da Secretaria de Transporte e Trânsito – Setrat a fazer o levantamento da demanda e definir os critérios para contemplar quem realmente precisa.

A exigência do prefeito é que os levantamentos sejam feitos de forma institucional. As informações e a proposta de critérios devem ser apresentadas em reunião com o secretário Donizete Aparecido Alves de Souza, na quinta-feira (22), a partir das 8 horas. A partir daí, a comissão vai trabalhar as articulações junto à Câmara de Vereadores, para assegurar a aprovação do projeto.

O prefeito fez o compromisso de enviar o projeto para o Legislativo neste ano e começar o processo de implantação a partir de março. A expectativa é consolidar o passe livre na cidade até o mês de junho do próximo ano. Pátio sugeriu a criação de um conselho para acompanhar a implantação. O interesse é garantir transparência e mais organização.

Os estudantes avaliam que o governo estadual deveria contribuir com os avanços em prol da classe estudantil, já que cerca de 80% a 90% dos alunos que dependem do transporte coletivo são da Rede Estadual de Ensino. “Nós entendemos que o Governo do Estado também deveria ajudar a beneficiar os estudantes com o passe livre. O compromisso foi feito pelo prefeito, mas o recurso do município é um só, para muita demanda. Seria bom se o governo ajudasse”, avaliam.

Pátio avalia que a reunião com a comissão serviu para enriquecer mais o debate. “Saio feliz desse encontro. Foi uma discussão adulta responsável, um debate saudável e o conceito agora é positivo. Os estudantes mostraram que estão dispostos a debater o tema”, avalia.

Pátio destacou também a importância da atuação da União Municipal dos Estudantes Secundaristas – Umes e o Diretório Central dos Estudantes – DCE que cobraram a criação do passe livre desde que ele se apresentou como candidato a prefeito. Ele garantiu que o Palácio da Cidadania vai estar sempre aberto para receber os movimentos sociais. “Nessa administração a prefeitura vai ser um instrumento de luta. Aqui é a casa do povo”, afirma.





Fonte: Redação/Ascom

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/152823/visualizar/