Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 02 de Outubro de 2009 às 10:47
Por: Leandro J. Nascimento

    Imprimir


A Prefeitura de Lucas do Rio Verde aguarda o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística pronunciar-se quanto a contestação apresentada pelo município com relação aos números da estimativa populacional divulgada, no último dia 14 de agosto. O órgão apontou 33.556 mil habitantes mas o Executivo discordou, indicando haver 44.039 moradores, com base em um estudo realizado em âmbito local – por uma faculdade, professores e Executivo – a partir de informações colhidas junto a diferentes setores como Rede Cemat, Ciretran, Datasus, SAAES, Ministério do Trabalho e Emprego.

Nesta semana, representantes do IBGE estiveram em Lucas do Rio Verde, firmando parceria para realização do censo no ano que vem. O poder público cederá a infraestrutura para servidores instalarem uma "base" operativa. "Nosso material foi muito bem citado mas não veio nada de oficial. Partindo do que vier vamos conversar com o prefeito para tomar alguma providência", declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Raimundo Dantas Filho.

De acordo com o secretário, para o instituto a dificuldade não será reajustar a estimativa populacional, mas saber de quais cidades houve a migração e perderam residentes. Comparando-se os números da prefeitura e do IBGE, acentua-se uma diferença de 10.483. O valor pode representar perdas para a cidade, principalmente na composição dos cálculos para repasse do Fundo de Participação dos Municípios.

Em algumas cidades do Nortão a estimativa mostrou crescimento da população. Segundo o instituto, em Sorriso avançou de 57,7 mil para 60.028 mil habitantes. Em Alta Floresta indicou 51.414 mil.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/153923/visualizar/