Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 29 de Setembro de 2009 às 09:00

    Imprimir


O presidente da Assembleia, deputado José Riva, recebeu dos demais membros da cúpula do PP a incumbência de definir a política de alianças e, estrategicamente, vem postergando a decisão. Assim, se mantém no muro, valoriza o "passe" e vira espécie de fiel da balança. "Eterno" governista, Riva é daqueles que procuram apoiar quem tem mais chance de vitória. Perguntado sobre o rumo do PP, o cacique tem dito aos aliados que tanto pode apoiar para o Palácio Paiaguás Silval Barbosa (PMDB), atendendo a um apelo do governador Blairo Maggi, quanto se juntar ao nome de Wilson Santos (PSDB), diante do apelo do senador Jayme Campos (DEM).

Se o quadro majoritário está confuso a um ano das eleições gerais, Riva transforma o PP na mesma incógnita. Ele próprio já avisou que, apesar da pressão das chamadas bases, não vai "peitar" candidatura a governador e tampouco ao Senado. Buscará mesmo o quinto mandato na Assembleia.

O PP apresenta quadros que devem ter bom desempenho nas urnas. Entre os que vão disputar a estadual estão o próprio Riva, que pode chegar a 100 mil votos (em 2006 teve 82.248), os já parlamentares Maksuês Leite e Antonio Azambuja, o ex-deputado e apresentador de TV Walter Rabello e os vereadores cuiabanos Deucimar Silva e Everton Pop e, provavelmente, Roberto França, que hoje está sem partido. O fato de Riva ser considerado "puxador" de votos, mesmo sob tiroteio do Ministério Público por causa de denúncias sobre supostos atos de improbidade da Mesa Diretora da Assembleia, levam os progressistas a apostar na conquista de quatro a seis vagas.

Já na chapa de federal, entre os principais nomes constam os de Pedro Henry e Eliene Lima, que vão à reeleição, do empresário Roberto Dorner, e dos suplentes de federal Neri Geller (ex-PSDB) e Chico Daltro, que comanda a secretaria estadual de Ciência e Tecnologia.

José Riva recebeu "carta branca" do presidente regional do PP, Chico Daltro, e do federal Henry para conduzir as negociações políticas. Era tudo que o deputado queria. Ele já esteve reunido com o governador Blairo Maggi (PR), que apóia o nome de Silval. Manteve também vários encontros com Jayme e com Santos, juntos e isoladamente. Para Riva, o PP vai estar no palanque que oferecer a melhor estrutura.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/154202/visualizar/