Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 31 de Julho de 2009 às 12:54

    Imprimir


A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou nesta sexta-feira mais quatro mortes em decorrência da Influenza A (H1N1), a gripe suína. Entre os novos casos, três são da cidade do Rio de Janeiro e um é do município de São Gonçalo. Com isso, o total de mortes no Estado do Rio chega a nove. No País, até o momento, as vítimas somam 67.

Uma das mortes confirmadas é a de uma gestante, moradora de São Gonçalo, que morreu em 30 de julho. As outras vítimas são uma criança do sexo masculino de 9 anos, que morreu no dia 23, um adolescente de 14 anos, morto no dia 25, e um paciente do sexo masculino de 31 anos, que faleceu no dia 24. Todos eles, segundo a secretaria faziam parte dos grupos de risco.

Acesso a remédio

Médicos e pacientes do Rio de Janeiro que precisarem do medicamento Tamiflu, indicado contra a gripe suína, deverão ter acesso mais ágil ao remédio, que precisa ser ministrado nas primeiras 48 horas dos sintomas em pacientes graves ou que se enquadram no grupo de risco da doença (gestantes, idosos e menores de 2 anos).

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, "para agilizar a assistência aos pacientes", a partir de hoje o remédio - que até ontem estava centralizado na Farmácia do Iaserj, no Centro - começará a ser distribuído nos quartéis dos bombeiros, de onde deverão ser ofertados a hospitais, UPAs e pólos de atendimento da gripe. Serão 15 quartéis na capital e outros 42 no Estado.

Enquanto isso, cresce o número de instituições de ensino que aderem à recomendação da secretaria de adiar a volta às aulas. Já são mais de 3 milhões os estudantes com férias ampliadas por uma ou duas semanas no Estado. Já adiaram o retorno 13 municípios, sete universidades, a rede estadual do Rio, a rede Faetec e pelo menos 30 colégios, públicos e particulares.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/156299/visualizar/