Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 28 de Julho de 2009 às 18:35
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


O coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Antônio Cavalcante Filho, o Ceará, ingressa com novo pedido de cassação dos mandatos dos vereadores Lutero Ponce (PMDB) e Ralf Leite (PRTB), ambos por quebra de decoro parlamentar, em 5 de agosto. O recesso de 15 dias do Legislativo termina na próxima segunda (3).

Na presidência da Câmara, sob a gestão do vereador Deucimar Silva (PP), já existem 21 novos pedidos de cassação do mandado de Lutero. O progressista esperava apenas o indiciamento do ex-presidente pela Delegacia Fazendária para anexar o documento aos pedidos de perda de mandato. “Precisamos de um fato jurídico novo para anexar aos pedidos”, informou a assessoria jurídica, há poucos dias da Casa entrar em recesso.

Com o retorno das atividades na próxima semana e o indiciamento de Lutero e da esposa, Ana Maria Alves Neves, por suposto envolvimento num “rombo” superior a R$ 7,5 milhões nos cofres do Legislativo, Ceará acredita que o novo pedido de cassação entre na pauta de votação na segunda sessão do semestre, na quinta (6). No mesmo dia, antes da votação, líderes do MCCE vão comandar um protesto em frente à Câmara. “Vamos lavar o prédio com vassouras, desinfetante e um caminhão pipa”, disse Ceará ao RDNews. Segundo ele, os manifestantes também vão contar com carro de som e microfone para gritar palavras de ordem.

Em 20 de maio, pelo placar de 12 votos a 7, os vereadores arquivaram o pedido de instalação de CPI para investigar o desvio de R$ 3 milhões dos cofres da Câmara. Na ocasião, as irregularidades foram constatadas por uma auditoria independente, contratada por Deucimar.

Já o novo pedido de cassação do mandato de Ralf Leite será embasado na denúncia de agressão física e tentativa de homicídio feita pela ex-namorada do parlamentar Cristiane Gentil (19) à polícia. Ambos serão ouvidos nesta terça (28) pela juíza da 2ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar de Cuiabá, Adriana Sant`ana Conignan.

O Tribunal de Justiça (TJ) negou recurso impetrado pela defesa de Ralf, que tentava suspender em plenário a votação do pedido de perda do mandato do parlamentar. Com o julgamento do mérito pelo TJ favorável à Comissão de Ética da Câmara, responsável pelas investigações por quebra de decoro, o pedido de cassação do mandato de Ralf deverá entrar em pauta já na próxima terça (4). Neste processo, ele é acusado de exploração de menor e desacato à autoridade.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/156502/visualizar/