Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 24 de Abril de 2009 às 02:09

    Imprimir


Sob determinação do governador Blairo Maggi, a Empaer será "despejada" nesta sexta (24) do prédio que hoje abriga a secretaria estadual de Desenvolvimento Rural, o Indea e o Intermat. A Empresa Mato-Grossense de Pesquisa e Extensão Rural estava funcionando no terceiro andar do prédio situado no complexo do Centro Político Administrativo. Agora, parte da pesquisa vai para um laboratório que já funciona em Várzea Grande e a estrutura voltada à extensão e fomento será transferida para o bairro Boa Esperança, ao lado de um cemitério. O documento determinando a mudança foi assinado pelo diretor de Pesquisas Antonimar Marinho.

Governador determina mudança; parte da estrutura vai para VG e, outra, será instalada ao lado de um cemitério no bairro Boa Esperança; sindicato vê enterro da empresa que possui 43 anos de fundação

Os servidores consideram que a retirada da Empaer do complexo do CPA é mais uma investida do governo para o processo de desmonte de uma empresa que existe há 43 anos. Hoje, está sucateada. O seu presidente Leôncio Pinheiro, irmão do ex-senador Jonas Pinheiro (já falecido), está mais preocupado com a sua pré-candidatura a deputado estadual pelo DEM. Vive mais viajando, torrando diárias da empresa, do que empenhado em projetos e ações para evitar o esfacelamento da Empaer, que conta com cerca de 100 servidores somente no escritório central em Cuiabá.

Há cerca de um mês, o governador mandou avisar Leôncio que este providenciasse a mudança de endereço da empresa, que integra a estrutura da pasta do Desenvolvimento Rural, sob Neldo Egon. Como o presidente não levou muito a sério o ultimato, Maggi alertou que poderia até exonerá-lo. A partir daí, Leôncio acionou sua equipe para desocupar o prédio. O problema é que as novas estruturas não estão prontas para receber equipamentos e nem abrigar os servidores. Faltam, por exemplo, mesas e cadeiras.

Vai-e-vem

No governo Jayme Campos (91/94), a Empaer ocupava todo o prédio onde hoje está instalada a pasta da Educação. Sob a gestão Dante de Oliveira (1995/2002), a empresa foi transferida para o bairro Carumbé, no antigo prédio da Sanecap, que perdeu estrutura devido ao processo de remunicipalização do sistema de água e esgoto. A secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública requisitou o prédio no Carumbé para instalar o Instituto de Criminalística e, novamente, a Empaer mudou de endereço, desta vez para o prédio da Seder, onde está instalado o núcleo agropecuário, incluindo a própria secretaria, Indea e Intermat e, a Empaer, que se vê "despejada" agora. No prédio ficará somente o Núcleo Agropecuário, com cerca de 70 servidores.

Enock Alves dos Santos, presidente do Sinterp, entidade que congrega os servidores da Empaer, disse que o ideal seria a empresa permanecer no prédio da Seder. "É como uma célula que se afasta da mãe. Vamos sair do centro para ficar ao lado de um cemitério. Aí é enterrar de vez a Empaer", reclama o sindicalista.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/160943/visualizar/