Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 16 de Abril de 2009 às 00:36

    Imprimir


A doença avança em mato grosso na forma mais violenta. Levantamento do estado divulgado hoje revela 353 casos graves de dengue. isso inclui a forma hemorrágica e outras complicações. A nona vítima suspeita de ter morrido vítima da dengue foi uma garotinha de 10 anos, moradora de Várzea Grande. Ela morreu na segunda-feira, mas a confirmação só foi dada nesta quarta-feira (15), pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os 10 municípios mais críticos são: Cuiabá, Várzea Grande, Nova Olímpia, Barra do Bugres, Poconé, Canarana, Nobres , Tangará da Serra , Rosário Oeste e Cáceres.

A última morte por suspeita de dengue foi em Várzea Grande, da menina Marieli da Silva Alcântara (10). Ela morava no bairro Jardim União, região do Grande Cristo Rei e ficou 13 dias internada e morreu na segunda-feira (13). Em novembro do ano passado o Ministério da saúde já havia alertado o município sobre o risco de surto da doença por causa do grande número de criadouros.

De acordo com Juliano Melo, do Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde - Cievs de Mato Grosso, o acúmulo de lixo é um dos grandes problemas no combate à doença.

Ações de combate ao mosquito como mutirões de limpeza e aplicação de produtos químicos para matar a larva do Aeds egypti foram intensificadas nos municípios com epdemia de casos graves. Mas até agora os 15 veículos novos , enviados pelo Ministério da Saúde, para aplicação do fumacê, que pode eliminar o mosquito, ainda não foram usados. Os outros 12 carros do estado também estáo parados. Segundo a Secretaria de Saúde de Mato Grosso as chuvas têm impedido o trabalho.

VG faz bloqueio sanitário em bairro onde morava vítima de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande confirmou que a primeira vítima suspeita de dengue hemorrágica no município morava na quadra 10, no Jardim União, na região do Cristo Rei. A secretária de Saúde, Jaqueline Guimarães confirmou também que agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da secretaria fizeram desde ontem, bloqueio sanitário na casa e vizinhança. Os agentes foram em busca do foco da dengue.

Marieli estava internada no Pronto Socorro de Cuiabá (PSC) desde o último dia 31 e foi transferida em estado grave para a Santa Casa. Jaqueline Guimarães esclareceu que a secretaria está fazendo o acompanhamento de todas as pessoas infectadas com a doença e internadas em hospitais particulares da cidade e de Cuiabá. “Desde que recebemos a notificação, temos uma equipe fazendo contatos diários para saber o estado de saúde dos pacientes”.

A Secretaria de Serviços Públicos de Várzea Grande está com 200 homens atuando na região do Cristo Rei, incluindo o Jardim União fazendo limpeza dos terrenos.

Grande quantidade de lixo doméstico em Várzea Grande

A Prefeitura de Várzea Grande informou ontem que 55 toneladas de lixo domésticos foram recolhidas em uma semana de trabalho de limpezas de ruas e terrenos baldios nos bairros de Várzea Grande. A ação é uma forma de “combate à dengue” e está sendo desencadeada pelas secretarias de Serviços Públicos e Saúde que trabalha na conscientização da população local, quanto aos cuidados que se deve ter, principalmente, no que tangue a água parada, criadouro do mosquito transmissor da dengue.

O secretário de Serviços Públicos, Benedito Pinto, disse que os trabalhos de limpezas estão sendo intensificados nos bairros onde foram encontrados maiores incidências da doença, mas a ação estará sendo desencadeada em todos os bairros da cidade.

Números em Mato Grosso

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, até o momento foram registrados 09 casos de mortes suspeitas de dengue hemorrágica. Desses, 03 já foram confirmados e há 01 sob investigação em Cuiabá, 01 em Várzea Grande, 01 em Nova Nazaré, 02 em Rosário Oeste e 01 registro de óbito em Tangará da Serra. O número total de dengue hemorrágica ou com complicações são 353 em todo oestado.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/161416/visualizar/