Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 07 de Abril de 2009 às 12:10
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


O secretário de Estado de Saúde (SES), Augustinho Moro, abriu ontem (06.04), o 1º Módulo do Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental, no Auditório da Escola de Saúde Pública (ESP), no bairro Coophema, em Cuiabá, que vai até sexta-feira (10.04), às 12h, com a participação de 50 profissionais tanto de Mato Grosso quanto de Mato Grosso do Sul.

O curso tem por objetivo formar multiplicadores envolvidos na área como forma de fortalecer a Política Nacional da Saúde Mental. “É importante frisar, a nova ótica de assistência adotada pelo Ministério da Saúde (MS) que é o Apoio Matricial em saúde mental o que determina as possibilidades e limites no contexto da reforma psiquiátrica. O Curso, que está sob a coordenação da Fiocruz, é dividido em 04 módulos, com uma duração total de 180h”, explicou o Secretário.

Em sua fala de abertura, o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, destacou a importância “desse momento de construção de novos modelos de assistência a Saúde Mental, neste caso voltada a atenção básica, mais especificamente aos Programas de Saúde da Família (PSFs), Núcleos de Assistência a Saúde da Família (NASF) e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps). O tema saúde mental é um assunto complicado a ser discutido. Diante deste quadro, devemos preparar os nossos gestores estaduais para atender aos usuários que buscam pelos serviços de saúde pública na atenção básica”.

O secretário-adjunto de Saúde, Victor Rodrigues, presente no evento, declarou a parceria e envolvimento do Estado na elaboração de novas estratégias e modelos de atendimento aos pacientes portadores de algum tipo de transtorno mental. “Mato Grosso, a exemplo de outros Estados, passa por momentos de reformulações. Para tanto se faz necessário o envolvimento dos profissionais de saúde, envolvidos nesse tema para que consigamos chegar a um denominador comum com relação a política de atendimento a Saúde Mental”, declarou.

O Apoio Matricial em saúde mental é uma das novidades instaladas, conforme explica o coordenador de Atenção Primária da Secretaria de Estado de Saúde, Valdelirio Venites, é um arranjo organizacional implantado com a intenção de reorientar as ações de saúde mental na saúde básica, ampliando as possibilidades de o usuário ser atendido de forma integral, sendo este considerado como prioridade pelo Ministério da Saúde. “Essa nova ótica visa reformular a lógica da referência/contra-referência, instituindo uma noção de co-responsabilização pelos usuários e suas famílias, produzindo, assim, maior resolutividade nos casos que se apresentam. Essa capacitação vem de encontro a esses princípios que é o de preparar e fortalecer os profissionais para este novo modelo de atendimento”, destacou.

A coordenadora de Ações Programáticas da SES/MT, Áurea Assis Lambert, complementou dizendo que a assistência ao sofrimento psíquico deve ocorrer em uma rede de cuidados que esteja, preferencialmente, na comunidade, ou seja, de base territorial. Nesta rede deve estar contemplado todo e qualquer recurso que o território disponha, seja ele de saúde ou não, incluindo a Atenção Básica. “Devemos intensificar cada vez mais ações de Saúde Mental como forma de fortalecer ainda mais a rede”, disse Áurea.

Outro assunto importante discutido foi com relação a implantação da Portaria de nº 154/2008 que prevê a criação dos Núcleos de Assistência a Saúde da Família (Nasf). Em Mato Grosso já foram criados 05, sendo estes situados nos municípios do interior do Estado. A palestra de abertura dos trabalhos deste 1º módulo foi com relação a Contextualização e as suas diretrizes. Conforme declarações da representante da área de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Rosane Pagane, os participantes tiveram uma noção básica do significado destes núcleos, formas de atuação, áreas de trabalho, e destaque para a importância da implantação deste novo modelo de atendimento.

“Devemos trabalhar as regiões para detectarmos a necessidade de cada região para que dessa maneira possamos elaborar estratégias e ações que fortaleçam a atenção básica”, comentou Rosane. “Os Núcleos não se constituirão como porta de entrada do Sistema, antes, atuarão de forma integrada com as equipes de saúde da família e com toda a rede de serviços em saúde”.

A coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento, Tânia Grigolo, da Fiocruz, explicou que essa capacitação vem de encontro a uma responsabilização compartilhada entre as Equipes de Saúde da Família e a equipe dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) na comunidade, que prevê a revisão da prática do encaminhamento com base nos processos da equipe de Atenção Básica/Saúde da Família, atuando no fortalecimento de seus atributos e no papel de coordenação do cuidado no SUS. “A implementação de ações efetivas nos municípios irão contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica, buscando a integralidade do cuidado físico e mental aos usuários do SUS por meio da qualificação e complementação do trabalho das Equipes da Saúde da Família”, finalizou a coordenadora.





Fonte: Assessoria SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162030/visualizar/