Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 30 de Março de 2009 às 13:01
Por: Gabriela Guerreiro

    Imprimir


A avaliação positiva do governo federal registrou queda em março deste ano de acordo com pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira. A avaliação positiva do governo caiu de 72,5% em janeiro deste ano para 62,4% em março de 2009. É a primeira queda da popularidade do governo verificada pela pesquisa desde setembro do ano passado, quando a gestão do petista vinha registrando sucessivos recordes positivos.

Entre os eleitores que avaliam negativamente o governo federal, o índice subiu de 5% em janeiro para 7,6% em março. Já os eleitores que avaliam o governo como regular somam 29,1% em março deste ano contra 21,7% em janeiro deste ano.

A avaliação pessoal do presidente Lula também caiu em março, de acordo com a pesquisa, depois de registrar a melhor avaliação histórica da pesquisa em janeiro deste ano. O índice caiu de 84% em janeiro para 76,2% em março. O número de eleitores que avaliam negativamente o presidente também subiu de 12,2% em janeiro para 19,9% em março. Outros 4% não responderam à pergunta.

Entre setembro de 2009 e janeiro deste ano, os índices de popularidade de Lula foram superiores às avaliações registradas em janeiro de 2003 --o ano em que foi empossado no cargo--, quando obteve 83,6% de aprovação. O cenário mudou em março, de acordo com a CNT/Sensus, em consequência da crise econômica internacional.

Apesar das quedas, o diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes, disse que os índices de avaliação do governo e do presidente Lula ainda são muito elevados --semelhantes aos registrados pela pesquisa antes da crise. Na avaliação de Guedes, as quedas na avaliação positiva do governo e de Lula são consequência da crise, que começou a "colar" sua imagem no Executivo.

"Na avaliação do governo é uma queda de dez pontos percentuais, significativa, embora o percentual de aprovação do governo continue alto. A crise, em janeiro, ainda não tinha pegado forte no país. Ainda havia estabilidade nos índices de avaliação. A economia afeta os índices de popularidade não apenas no Brasil, mas em outros países", afirmou.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 23 e 27 de março, em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas, e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou menos.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162488/visualizar/