Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 25 de Março de 2009 às 23:35
Por: Thiago Itacaramby

    Imprimir


O secretário de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos, esteve nesta terça-feira (24.03) em Tangará da Serra (239 km de Cuiabá), visitando as instalações da Tropical Polpa de Frutas – empresa especializada na produção de concentrado de frutas. De fato, a iniciativa do governo de Mato Grosso por meio do MT Regional é proporcionar o desenvolvimento regional sustentável (DRS) da fruticultura na região Médio-Norte do Estado e fortalecer o pequeno produtor. O secretário esteve acompanhado do superintendente do Banco do Brasil em Mato Grosso e Rondônia, Tarcísio Hubner.

De acordo com o secretário de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos, a idéia é incentivar a cadeia produtiva dentro do Consórcio Alto Rio Paraguai, que atende 15 municípios. No entanto, o secretário disse que a DRS irá beneficiar diretamente os pequenos produtores. Ele comentou que o Banco do Brasil possibilitará uma linha de crédito para fortalecer a economia local. Ainda conforme Santos haverá um grupo de trabalho para cada município, que desenvolverá projeto com base na infraestrutura de cada região. A idéia será levada para a Baixada Cuiabana e Alto Pantanal.

O coordenador da cadeia produtiva da fruticultura, Rodrigo Furquim revelou que a empresa tem sofrido com a falta de matéria-prima na região. Atualmente a empresa tem uma área plantada de 600 hectares de abacaxi. Segundo ele, após os recursos previstos, a produção de concentrado de frutas irá aumentar ainda mais a linha de produção da empresa.

EMPRESA – A empresa Tropical Polpa de Frutas está instalada desde janeiro de 2006 no município e gera aproximadamente 300 empregos diretos e indiretos. A capacidade de produção é de 100 toneladas de polpa por dia. A empresa tem capacidade de produção em uma área estimada de 2,5 mil hectares (ha) de maracujá e 5 mil ha de abacaxi. Atualmente a área plantada é de 600 ha de abacaxi.

A cultura do abacaxi recebe assistência técnica da Empaer aos produtores, onde produzem também mudas para o plantio. O projeto recebe apoio do Governo do Estado e Municipal além de especialistas da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).





Fonte: Assessoria SEPE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162680/visualizar/