Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 24 de Março de 2009 às 16:55
Por: Alline Marques

    Imprimir


O deputado federal Homero Pereira (PR) irá cobrar ações práticas e efetivas por parte do governo Federal para amenizar a crise no setor da pecuária que já resultou no fechamento de 50 frigoríficos em todo o país, de acordo com dados da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrifrigo). Só em Mato Grosso já foram 15 plantas fechadas, que gerou mais de 30 mil desempregados, direta e indiretamente.

O republicano solicitou uma audiência pública, marcada às 14h na Câmara, e deve contar com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável (BNDES), Ministério da Fazenda, Associação de Exportadores de Carne (Abiec), diretores de frigoríficos e pecuaristas.

“Queremos antever o agravamento da crise e salvar empregos e produtores que entregaram os bois e não receberam dos frigoríficos”, enfatizou. O deputado explicou que os frigoríficos alegam que o governo Federal tem uma dívida de crédito com as empresas, portanto, a intenção do parlamentar é fazer uma gestão para que o governo libere os créditos para que possam pagar os pecuaristas e os funcionários.

“O principal é restabelecer essa relação de confiança entre pecuarista e frigoríficos, porque ninguém quer vender a prazo com medo de não receber. Se o governo liberasse o crédito, as empresas teriam capital de giro para efetuar o pagamento a vista e amenizaria a crise”, explicou o parlamentar.

Homero Pereira também considera injusta a critica dos pecuaristas do Estado que cobram mais ação por parte da bancada federal. Isso porque, segundo ele, já se reuniu com diretores dos frigoríficos e pecuaristas das cidades de Juína e Pontes e Lacerda, além de representantes da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).

O parlamentar contou ainda que foi o único deputado federal a participar da audiência no Senado, convocada pelo senador Gilberto Göellner (DEM), e cobrar ações por parte do Ministério da Agricultura. Pereira revelou também que já teve outra reunião com o ministro Reinhold Stephanes, após a audiência no Senado e cobrou que o governo Federal estabeleça um programa de recuperação do setor, como foi feito com outros segmentos, dentre eles, o de automotivo.

A preocupação do deputado é que a crise começa a atingir não só a produção de bovinos, mas também de suínos e aves. Empresas de destaque nacional já reduziram o investimento no Estado em função da crise.

Sobre as denúncias feitas pelos deputados estaduais Percival Munis (PPS) e Adalto de Freitas (PMDB), o Daltinho, sobre o uso de "laranjas" no comando de frigoríficos e um esquema de fraudes para se beneficiar dos processos de recuperação judicial, com isso dar o calote em pecuaristas, Homero defendeu que primeiramente é preciso ser parceiros dos frigoríficos para que voltem ao funcionamento normal, para num segundo momento discutir a relação do pecuarista e com as empresas de abate.

“É necessário um programa que venha salvar toda a cadeia produtiva e não apenas um setor, por isso, queremos discutir todas essas possibilidades na audiência”, explicou.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162792/visualizar/