Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 24 de Março de 2009 às 12:01

    Imprimir


O Brasil foi citado, nesta segunda-feira (23), como referência no combate à tuberculose entre os países em desenvolvimento. A declaração foi feita pelo ex-presidente de Portugal e envidado da ONU (Organização das Nações Unidas) para a luta contra a tuberculose, Jorge Sampaio. Ele e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participaram da abertura do 3º Fórum de Parceiros Stop TB, no Rio de Janeiro (RJ), encontro que definirá o rumo do combate à tuberculose no mundo. “Somando-se o que o Brasil fez no combate ao HIV/Aids e está fazendo contra a tuberculose, o país é um importante exemplo para todas as nações que atualmente são chamadas de países emergentes”, afirmou Sampaio. “É uma questão de liderança política”, completou. Para ele, nos próximos dias, o Brasil será o “epicentro” da luta global contra a tuberculose.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) também reforçou o apoio às ações desenvolvidas no Brasil no combate à doença. Por meio de mensagem, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, afirmou que o país tem suporte integral nas medidas de prevenção e tratamento da tuberculose. Como bom exemplo no combate à doença, Chan cita o tratamento supervisionado que, no Brasil, é feito pelas equipes da Estratégia Saúde da Família. O programa foi ampliado de 7% (em 2001) para 75%, em 2008. Considerando-se apenas o desempenho dos 315 municípios prioritários, a cobertura é de 81%.

O ministro José Gomes Temporão comprometeu-se a ajudar outros países na luta contra a tuberculose, especialmente aqueles do continente africano. “O Brasil pode, deve e quer fazer mais; seja aperfeiçoando a política nacional de controle da doença, ampliando a nossa presença nos foros multilaterais ou assumindo novos encargos de apoio às nações mais pobres”, destacou Temporão. Para o secretário executivo do STOP TB, Marcos Espinal, o país tem participação importante na luta contra a tuberculose devido à expressiva participação da sociedade civil e pela atuação do governo.

TRATAMENTO – A partir do segundo semestre deste ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) contará com um novo medicamento para tratar a tuberculose. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, nesta terça-feira (23), durante a abertura do 3º Fórum Mundial de Parceiros Stop TB. O Ministério da Saúde passará a adotar um novo esquema de tratamento para ampliar a adesão dos pacientes: quatro drogas em um único comprimido. A medida visa reduz o abandono ao tratamento, isto é, espera-se aumentar a adesão dos pacientes ao tratamento – hoje, 8% deles o abandonam antes da cura, induzindo à resistência do organismo à tuberculose. A taxa de abandono estabelecida pela OMS é de menos de 5%.

De acordo com relatório divulgado pelo Ministério da Saúde, em sete anos, houve queda de 24,4% na incidência e de 31% nas mortes por tuberculose no país. O balanço, com dados de 2007, mostra que, no Brasil, foram registrados 72 mil novos casos, com uma média nacional de 38,2 casos por 100 mil habitantes. O levantamento também aponta 4,5 mil mortes em decorrência da doença. No Brasil, 70% dos casos estão concentrados em 315 dos 5.565 municípios. As maiores incidências estão nos estados do Rio de Janeiro (73,27 por 100 mil), Amazonas (67,60), Pernambuco (47,79), Pará (45,69) e Ceará (42,12). A região Centro-Oeste é a que apresenta a menor taxa: em Goiás, são 9,57 por 100 mil habitantes e, no Distrito Federal, 12,09 por 100 mil.

CONTROLE – Em 2003, o combate à tuberculose foi incluído entre as prioridades do Ministério da Saúde. Desde então, registra-se uma queda média de 1,6% ao ano na incidência. A meta nacional é chegar a 2011 com, no máximo, 70 mil novos casos e reduzir pela metade, até 2015, a taxa registrada nos anos 1990, que teve em média 80 mil novos casos. O ano de 1990 é referência para o controle da tuberculose no mundo, quando foram estabelecidos os Objetivos do Milênio. Com orçamento nacional para o controle da tuberculose ampliado em quase dez vezes desde 2003, o Ministério da Saúde planeja eliminar a doença como um problema de saúde pública até 2050. Somente em 2008 foram investidos 69,1 milhões de dólares no programa de combate e controle à tuberculose. Várias ações realizadas no país contam com o apoio do Fundo Global contra a Tuberculose, a Aids e a Malária – sediado em Genebra.





Fonte: Agência Saúde

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162832/visualizar/