Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 20 de Fevereiro de 2009 às 15:01

    Imprimir


Manter o pique durante quatro dias de carnaval exige energia de qualquer folião. Mas você já parou para pensar que essa energia surge da queima de calorias? Pois fique sabendo: bem comemorado, o feriado pode render uma perda de 5 mil a 10 mil calorias por dia de festa.

Contabilizar o gasto energético da folia é difícil, porque varia de pessoa para pessoa. Depende da sua idade, sexo e condições físicas – além, é claro, do quanto você pretende pular de carnaval. Mas a nutricionista Patrícia Soares faz uma aproximação.

“Podemos estabelecer uma comparação com as atividades físicas mais intensas. A ‘maratona da folia’ pode levar as pessoas a um gasto energético semelhante ao de modalidades como o squash [16,3 cal/min], a corrida [16,0 cal/min a 7km/h], o mergulho [15,8 cal/min] e o caratê [15,0 cal/min]”, explica ela, que é diretora da consultoria em nutrição Vital Nutri, em São Paulo.

“Os foliões podem perder de 5 mil a 10 mil calorias por dia, dependendo da intensidade de seu agito e de fatores como a idade, sexo e condições orgânicas”, explica a nutricionista.

Por isso, a festa mais popular do país pode ser uma excelente oportunidade para você entrar em forma ou perder aqueles quilinhos que estão incomodando. Desde que, é claro, você também fique de olho na sua alimentação – principalmente nas regiões mais quentes do país.

“É importante não consumir alimentos ricos em gorduras e açúcar simples, como frituras imersas em óleo, salgados empanados e folheados, frios e embutidos (salsichas, linguiças, presunto, mortadela), molhos preparados com maionese, pratos elaborados com creme de leite ou mesmo os incrementados com temperos picantes. Também é bom passar longe de pastel, coxinha, da combinação hambúrguer, batata frita e milk-shake, além dos bolos e doces com recheios cremosos e chantilly”, orienta a nutricionista.

Com o calor intenso, o segredo é simples. “Consumir alimentos leves e de alto valor nutricional”, orienta Patrícia. “Deve-se privilegiar as frutas, verduras e legumes frescos; os pães, massas, biscoitos e barras de cereais integrais; as castanhas, nozes e amêndoas; bem como os iogurtes e queijos com baixo teor de gordura”, aconselha. Tudo, sempre, com cuidado com a higiene do alimento.

Quem pretende tomar “umas a mais”, é bom ficar esperto. “[O álcool] pode afetar órgãos como fígado, coração e o cérebro. Controlar deve ser uma meta”, afirma a nutricionista. Uma dica? “Não ficar sem se alimentar antes de beber, se hidratando com água de coco e bebidas isotônicas, antes, durante e depois das maratonas de festa”, diz Patrícia.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/164273/visualizar/