Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 20 de Fevereiro de 2009 às 11:08

    Imprimir


A saúde mental de pessoas idosas não demonstra melhora significativa com o investimento em jogos de computador e sites cuja promessa é interromper o declínio das atividades cerebrais. A afirmação é de uma equipe de cientistas, publicada no jornal "Alzheimer's & Dementia".

"Esses produtos de mercado não conferem qualquer benefício adicional em atividades sociais e intelectuais de idosos", disse Peter J. Snyder, dos Hospitais Afiliados Lifespan em Providence, Rhode Island.

Tipos de jogos baseados no "treinamento cerebral" são conhecidos por ajudar pessoas a ter um desempenho melhor em relação à problemas de memória, mas seus benefícios não têm medição exata para aqueles cujos danos cognitivos não são claros.

Ainda assim, Snyder e a equipe observaram que o mercado desses produtos deve ter um crescimento em vendas de US$ 2 milhões em 2005 para um valor estimado de US$ 225 milhões apenas neste ano.

Para observar as evidências dos benefícios do treinamento cognitivo na saúde de pessoas idosas, Snyder e seus colegas analisaram 10 atividades variadas e aleatórias, de um programa popular de computadores até aulas individuais de piano.

Apesar das evidências de que o treinamento cerebral ajudou pessoas na performance imediata em tarefas relacionadas a ele, não houve indícios de que os efeitos tenham se estendido para outras áreas de funções mentais em idosos.

A pesquisa também concluiu que há fortes evidências científicas de que atividades físicas diárias preservam as funções cognitivas de pessoas mais velhas.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/164304/visualizar/