Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 27 de Janeiro de 2009 às 16:51

    Imprimir


A obesidade pode ser contraída por meio de um vírus semelhante ao de um resfriado, afirmaram cientistas americanos nesta segunda-feira (26) --embora analistas britânicos ponham em xeque essa correlação.

Uma equipe de especialistas do Pennington Biomedical Research Centre, da Louisiana, acredita que o adenovírus, altamente infeccioso, que pode se contagiar através da tosse ou de mãos sujas, faz com que se multipliquem as células adiposas.

Os cientistas norte-americanos descobriram que os frangos e ratos de laboratório infectados por esse vírus engordavam muito mais rapidamente que os animais não contagiados --embora ingerissem a mesma quantidade de comida.

"O vírus entra nos pulmões e se propaga rapidamente pelo corpo. Viaja para vários órgãos e tecidos, como o fígado, os rins, o cérebro e o tecido adiposo", declarou o diretor da equipe, Mikhil Dhurandhar à rede "BBC". "Quando o vírus chega ao tecido adiposo, ele se replica, produz mais cópias de si mesmo, um processo que por sua vez aumenta o número de novas células adiposas, o que pode explicar a expansão desse tecido" no corpo, assinalou o professor Dhurandhar.

Segundo o cientista, esse tipo de efeito do vírus continua muito tempo após os infectados se recuperarem do resfriado.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/165609/visualizar/