Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 17 de Janeiro de 2009 às 11:28
Por: C. Claiborne Ray

    Imprimir


Quando você acorda com várias picadas de mosquito pelo corpo e só encontra um único mosquito 'gordinho' no quarto, você se pergunta: por que ele me picou tantas vezes em um curto período de tempo?

Um mosquito-fêmea faz uma refeição de sangue quando está carregando ovos fertilizados com o objetivo de encontrar uma proteína presente no sangue capaz de permitir o desenvolvimento dos ovos. Várias razões já foram levantadas para explicar as diversas picadas que muitas pessoas (e animais) podem receber de um único mosquito.

A explicação mais simples é a de que a vítima se mexeu e se virou, interrompendo a alimentação do mosquito antes dele ficar satisfeito. Esse inseto tem um nervo sensorial capaz de sinalizar ao cérebro quando é hora de parar. Se não fosse assim, a alimentação continuaria sem parar, a ponto de explodir.

Também é possível que alguns tipos sanguíneos não sejam tão facilmente diluídos pelo anticoagulante presente na saliva do mosquito, então o inseto tem de realizar mais tentativas para obter uma refeição satisfatória. Outro fator pode ser a busca do inseto por uma veia acessível próxima à superfície da pele, mais ou menos como uma enfermeira nos espeta várias vezes com uma agulha até encontrar o local ideal para tirar sangue.

Alguns estudos sugerem que as várias alimentações do mesmo mosquito ocorrem com mais frequência quando o inseto está adquirindo ou transmitindo um organismo causador de doenças, como o parasita da malária, devido a um sistema de retroalimentação química entre o inseto e a presa. Também já foi levantada a hipótese de que alguns mosquitos podem transmitir substâncias químicas capazes de deixar a vítima menos sensível a uma inflamação após uma série de picadas, para que, assim, o sangue possa ser sugado.





Fonte: Do 'New York Times'

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/166226/visualizar/