Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 16 de Dezembro de 2008 às 08:11

    Imprimir


Os telefones celulares serão a principal ferramenta de conexão à internet em 2020, ao mesmo tempo em que os sistemas de reconhecimento de voz e de tela sensível ao toque serão mais comuns, segundo relata uma pesquisa com especialistas sobre o futuro da tecnologia.

A pesquisa, realizada pelo Pew Internet & American Life Project, constata que a "realidade virtual" também estará mais presente na vida cotidiana.

O estudo foi realizado com centenas de especialistas em tecnologia, que foram convidados a calcular o papel da tecnologia no ano 2020, por meio de uma pesquisa on-line realizada em parceria com a Universidade Elon, na Carolina do Norte, nos EUA.

"O telefone celular --agora com significativo poder informático-- é a conexão à internet primária e a única possível para grande parte das pessoas em todo o mundo, fornecendo informação de maneira portátil e com boa conexão a um preço relativamente baixo", explica a pesquisa, intitulada "O futuro da internet 3".

Ao todo, 77% dos 578 especialistas consultados se consideram "bastante de acordo" com a afirmação, enquanto 22% se disseram "majoritariamente em desacordo".

Questionados se "as interfaces de voz e tato serão tecnologias comuns em 2020", 64% disseram quem sim, 21% acham que não e 15% não responderam.

Diante da afirmação de que em 2020 "muitas vidas serão marcadas pelo uso da realidade artificial e virtual", 55% dos especialistas concordaram, contra 30% que dizem não acreditar nisso e 15% que não responderam.

A pesquisa foi realizada entre dezembro de 2007 e março de 2008, levando em conta as respostas de 578 especialistas em internet, e os pontos de vista de outras 618 pessoas.

O resultado completo do estudo pode ser consultado no site imaginingtheinternet.org.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/167904/visualizar/