Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 20 de Junho de 2013 às 15:18

    Imprimir


Enzo Forciniti/stock.xchng
40% das casas brasileiras já contam com acesso à internet, revelou uma pesquisa divulgada na manhã de hoje, um número que equivale a 24,3 milhões de domicílios. Embora a quantidade de lares conectados tenha aumentado 4% em relação a 2011, a pesquisa trouxe à tona discrepâncias nos acessos à internet nas diferentes regiões do país, classes sociais e zonas urbana e rural.


 
De acordo com a pesquisa, chamada “TIC Domicílios” e conduzida pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), a proporção de domicílios conectados por região é um dos pontos que evidenciam o abismo entre quem tem ou não acesso à internet. A região Sudeste segue liderando com 48%, seguida pelo Sul (47%) e Centro-Oeste (39%). Já no Nordeste e Norte, a proporção é de 27% e 21%, respectivamente.


 
Em relação às classes sociais, todas seguem em ritmo de crescimento. O estudo avaliou que, entre quase 100% dos domicílios da classe A já está conectado (97%). A classe B vem em segundo, com 78%, seguida pela classe C com 36%. Nas camadas mais pobres, D e E, esta percentagem não passa dos 6%.


 
Na zona urbana, 44% dos domicílios contam com acesso à web. A situação nas zonas rurais do país, porém, é bem diferente. Segundo a TIC Domicílios, apenas 10% dos lares nestes locais contam com internet. “E o principal motivo para isso é a falta de disponibilidade na área”, completou Winston Oyadamori, analista do CETIC.br.


 
Alexandre Barbosa, gerente da entidade, reconhece que houve um bom crescimento nas proporções em todas as regiões, especialmente no Nordeste que, em 2011, contava com apenas 21% de casas com internet. “Mas ainda há trabalho a ser feito nesta região e o Norte, assim como no que diz respeito à população da zona rural”, lembrou.



Usuários


 
Além de um retrato geral acerca da internet em solo brasileiro, a “TIC Domicílios” ofereceu ainda um panorama sobre os usuários da web no país, que são atualmente 80,9 milhões de pessoas. A pesquisa ainda constatou que, pela primeira vez, a proporção de brasileiros que acessam a internet superou a percentagem daqueles que nunca usaram: 49% contra 45%.


 
Do universo de pessoas que declararam nunca ter acessado à internet, 77% se encontram em zonas rurais, 90% fazem parte da faixa etária de 60 anos ou mais e 80% faz parte da classe D e E. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/16870/visualizar/