Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 17 de Novembro de 2008 às 14:33
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


Comemora-se nesta segunda-feira (17.11), o Dia Mundial de Combate a Tuberculose em todo o Brasil. Em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com os diversos municípios do Estado, realiza constantes ações de mobilização, conscientização, sensibilização e prevenção a doença. Em comemoração a data, cada município ficou responsável na elaboração da ação estratégica de acordo com as demandas de cada região.

Em Cuiabá, exemplo de dedicação e preocupação com o surgimento e aumento de casos da Tuberculose é no Bairro Dom Aquino. O Centro de Saúde que atende em média uma população de cerca de 7.000 habitantes, há dois anos realiza trabalhos em parceria com a comunidade na busca ativa de novos casos, acompanhamento no tratamento, monitoramento nas ações de prevenção e trabalhos de educação e informação da saúde.

Somente neste bairro da capital, de acordo com dados repassados pela enfermeira responsável pelo Centro de Saúde Dom Aquino, Franciana Cândida de Freitas foram notificados em 2008, sete casos novos. Desses, 02 foram a cura e 02 pacientes abandonaram o tratamento e outros estão dando continuidade. Até o momento não há registros de óbito. Em 2007, foram notificados 12 casos novos. Desses, 09 cura, 01 óbito e 02 abandonaram tratamento. A incidência (risco da população adoecer) de novos casos de tuberculose preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) tem que ser menor ou igual a 30/100 mil habitantes. No bairro Dom Aquino, está em 1/100 mil habitantes. “Infelizmente a realidade do bairro que ainda persiste é na questão do abandono do tratamento. Os pacientes dão início ao tratamento. Passadas três semanas, como já se percebe uma melhora nos sintomas, o paciente acredita estar curado e não dá continuidade ao processo que tem uma duração de seis meses”, disse a enfermeira responsável.

Franciana de Freitas aproveitou a oportunidade de comemoração para agradecer ao apoio e a parceria das voluntárias da comunidade. “Sem elas, nessa ajuda e busca de pacientes sintomáticos seria impossível realizarmos um trabalho com resultados positivos. Essa parceria é fundamental”, declarou ela.

A técnica da área da Tuberculose, Jacira Auxiliadora destacou a necessidade dessas parcerias para a intensificação das ações de sensibilização. “A data de 17 de novembro, serve para fortalecer a necessidade da informação tanto dos profissionais de saúde quanto da comunidade, para que cada vez mais consigamos aumentar o nosso índice de cura, diminuir o abandono e a incidência de novos casos”, destacou a técnica da SES.

A área técnica da tuberculose da SES-MT levantou outro questionamento preocupante. Mediante supervisão, monitoramento e avaliação nos municípios, detectou-se que não está sendo feito de forma correta o Tratamento Diretamente Observado (DOTS), estratégia principal que vem sendo utilizada pelo Ministério da Saúde desde o ano 2000. “Dessa forma fica complicado seguirmos corretamente o tratamento que deve ser supervisionado e com uma duração de seis meses. Devemos fortalecer esse comprometimento dos municípios na intensificação das ações. Além também de alertar os municípios para a necessidade das notificações dos casos”, ressaltou a técnica da área da tuberculose, Lucia Dias.

DADOS - No ano de 2006, em Mato Grosso foram registrados 1.110 casos de Tuberculose. Já no ano de 2007 foram registrados 1.014 casos. Atualmente, segundo a Vigilância Epidemiológica, o índice de cura da Tuberculose está em 72,1%, sendo que a média preconizada pelo Ministério da Saúde é de 85%. A taxa de abandono do tratamento, em 2007, ficou em 6%. Dados parciais do ano de 2008, até o momento foram registrados 900 casos novos da tuberculose, com uma taxa de abandono de 13.1%, Cura de 66.2% e sem Informação 6.9%. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica os óbitos estão em cerca de 2 a 3% em cima do total de casos notificados. “Chamamos a atenção dos municípios para a necessidade da alimentação permanente do Sistema Interligado de Informação, para que o Estado conheça de fato a situação real da tuberculose em todos os municípios para que se possa traçar novas estratégias de execução”, enfocou Lucia Dias.





Fonte: Assessoria SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/169442/visualizar/