Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 31 de Outubro de 2008 às 13:42
Por: Danielle Tavares

    Imprimir


A Universidade do Estado de Mato Grosso investe na reestruturação da unidade setorial de controle interno, visando otimizar os resultados da gestão pública. Em reunião realizada na tarde de ontem (30.10) foram apresentados aos gestores da Unemat, entre reitor, pró-reitores e representantes de pró-reitorias, os objetivos e a operacionalização do sistema de controle interno.

Ao controle interno compete verificar o cumprimento de normas legais e, sobretudo, acompanhar o desenvolvimento de metas e avaliar resultados. “Temos como objetivo desta gestão profissionalizar cada vez mais as ações administrativas na Unemat. O controle interno acompanha a gestão e orienta para a solução dos problemas, garantindo a legalidade de todos os atos e o ajuste às normas estaduais e federais”, explicou o Reitor Taisir Karim.

Além de ser uma exigência legal, o controle interno tem como função promover a otimização dos recursos públicos e maior transparência na gestão.

O chefe da Unidade Setorial de Controle Interno, professor Expedito Figueiredo de Souza, afirmou que as ações abrangem questões macro da Universidade, como seu planejamento e dotação orçamentária, até os diferentes setores da Instituição. “É uma proposta da Seplan, SAD e Sefaz envolver os setores como co-responsáveis pelas ações da administração e pela prestação de contas. Temos que adequar os procedimentos e buscar parâmetros para que os serviços sejam desenvolvidos com a maior eficácia”.

Após essa primeira reunião de apresentação, os profissionais da unidade setorial de controle interno vão se reunir com cada Pró-reitoria para avaliar cada caso específico e as demandas específicas.

O Sistema de Avaliação do Controle Interno do Estado foi reestruturado por meio da Lei Complementar 198/2004/MT e, recentemente, a Lei Complementar MT 295/2007, regulamentou o Sistema, estabelecendo que todos os entes da Administração Pública direta e indireta devem ter organizado um Sistema de Controle Interno.





Fonte: Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/170435/visualizar/