Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 23 de Outubro de 2008 às 01:44

    Imprimir


Mais seis vereadores foram para a berlinda nesta quarta à noite, em sessão do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral. Eles perderam o mandato por infidelidade partidária. Agora, sobe para 172 o número de parlamentares cassados por terem se desfiliado sem justa causa das agremiações em que foram eleitos. A regra do TSE começou a valer a partir de 27 de março do ano passado.

Os mandatos de Pedro Lauri Kunh (PMDB) e Márcia Graciela Luft (PP), ambos de Canarana, foram cassados por unanimidade, Os requerimentos nesse sentido foram apresentados pelo PT e os suplentes Guido Germano Dunck e Tarcísio Inácio Colling. A decisão acompanhou o voto do relator, desembargador Manoel Ornellas.

Vereadores cassados por infidelidade nesta 4ª à noite:

* Guido Germano Dunk - Canarana

* Tarcísio Inácio Colling - Canarana

* Cláudio Ferreira Amorim - Novo Horizonte do Norte

* Élcio Ellio Vieira - Vale do São Domingos

* Vanderlei Sabatino Bejas - Gloria D´Oeste

* Elço Flávio da Silva - Denise

Cláudio Amorim, de Novo Horizonte do Norte, migrou do PTB para o PP. A infidelidade acabou lhe custando o mandato. Ele não alegou a incorporação partidária como justa causa e sim a dissolução do diretório municipal do PTB para justificar sua saída. Élcio, do Vale de São Domingos, pulou do PP para o PC do B. Vanderlei, de Glória D´Oeste, migrou do PP para o PT. Todos tiveram os mandatos requeridos pelo Ministério Público Eleitoral. As decisões unânimes pela cassação acompanharam o voto do juiz-relator João Celestino Corrêa da Costa Neto.

Por 5 a 1, o Pleno cassou o mandato do vereador Elço da Silva, de Denise. Ele saiu do PPS e foi para PR. Além da grave discriminação pessoal, o vereador alegou a criação de novo partido para justificar sua desfiliação. Somente o juiz Alexandre Elias Filho acolheu a alegação de criação de novo partido e votou pela improcedência da ação. Os demais membros acompanharam o juiz-relator João Celestino que não acolheu nenhuma das alegações e votou pela cassação do mandato. Elço Flávio teve o mandato requerido pelo MPE.

Improcedente

O Pleno julgou improcedente a ação de perda de mandato interposto pelo MPE contra o vereador por General Carneiro João Pinheiro dos Santos (PPS). Ele foi eleito eleito em 2004 pelo PL. Alegou fusão partidária como justa causa para sua desfiliação. A decisão foi por unanimidade e acompanhou o voto do juiz-relator João Celestino.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/171051/visualizar/