Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 22 de Outubro de 2008 às 06:20
Por: Reuters

    Imprimir


O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, continua ampliando sua vantagem nas pesquisas e agora lidera com dez pontos percentuais sobre o rival republicano, John McCain, aponta pesquisa Reuters/C-SPAN/Zogby, divulgada nesta quarta-feira.

Obama tem 52% das intenções de voto contra 42% de McCain entre os eleitores prováveis, uma marca inédita do democrata nas pesquisas do instituto e um aumento de dois pontos percentuais em comparação com sondagem divulgada na terça-feira.

O instituto marca ainda o terceiro dia consecutivo de melhora de Obama nas pesquisas na reta final da campanha presidencial e a menos de duas semanas da votação de 4 de novembro. Na segunda-feira, o senador por Illinois tinha seis pontos sobre McCain, com 50% contra 44% e manteve margens entre dois e seis pontos percentuais nas últimas semanas.

"Obama continua crescendo, ele expandiu sua liderança entre quase todos os grupos de votação", disse o pesquisador John Zogby. "McCain parece estar fora de jogo neste momento".

O crescimento de Obama na pesquisa, aponta ainda o instituto, envolve dois grupos considerados cruciais para as eleições. O democrata conseguiu significativos 27 pontos percentuais de margem entre os independentes, um aumento de 12 pontos em relação à sondagem anterior. Já entre as eleitoras, Obama ganhou três pontos e agora tem margem de 16 pontos sobre o senador por Arizona.

O senador democrata lidera também entre todas as faixas etárias --inclusive os eleitores mais velhos, que favoreceram McCain durante grande parte da corrida-- e em todas as classes econômicas, menos os mais ricos.

O democrata --considerado o senador americano com registro mais liberal-- ganhou também o apoio de 21% dos eleitores que se consideram conservadores, seu melhor desempenho no grupo.

McCain lidera por uma margem de apenas dois pontos percentuais entre os homens e viu sua liderança entre os eleitores brancos --outro grupo no qual seu desempenho sempre foi forte-- cair de nove para seis pontos percentuais, 50% a 44%.

A pesquisa, realizada de 19 a 21 de outubro, mostra ainda que o independente Ralph Nader, Cynthia McKinney, do Partido Verde, e o libertário Bob Barr têm 1% cada. Outros 3% continuam indecisos.

A pesquisa foi realizada com 1.208 eleitores e tem margem de erro de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos.

Vantagem

Pesquisa Pew Research divulgada na noite de terça-feira dá ao candidato democrata uma margem ainda maior, 14 pontos à frente de McCain.

Na pesquisa do instituto, Obama tem 52% de apoio popular, contra 38% de McCain, uma sólida vantagem que reflete uma maior confiança nele, já que mais eleitores o vêem como melhor "preparado" que há um mês.

Uma justificativa para a liderança do democrata na pesquisa, aponta o Pew, é que Obama é percebido como o candidato mais capaz --por uma margem de 53% contra 32%-- de lidar com a grave crise financeira nos Estados Unidos.

O centro de pesquisas indica ainda que diminuiu o número de eleitores que vêem McCain como um político capaz de motivar --um questão fundamental em tempos de crise de confiança e de temor pelas conseqüências da crise. O republicano obteve 43% em uma enquete em setembro e conta com 37% agora. Já 71% dizem que Obama gera expectativas positivas.

A pesquisa foi feita por telefone entre 2.599 eleitores, entre 16 e 19 de outubro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/171125/visualizar/