Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 18 de Outubro de 2008 às 14:01

    Imprimir


A falta de chuva diminuiu o ritmo e até chegou a paralisar o plantio da safra 2008/2009 de soja esta semana em algumas regiões do estado. No médio-norte, alguns municípios tiveram os trabalhos suspensos, pois não chove há mais de 10 dias. Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea), ao apontar que até quinta-feira (16), o plantio atingiu 15,3% da área destinada à cultura em Mato Grosso. O avanço foi de 6,6 pontos percentuais sobre a semana anterior, mas poderia ter sido maior, se não fosse o clima.

Em Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato e Lucas do Rio Verde, a preocupação também é quanto ao desenvolvimento das plantas, pois esses municípios estão localizados na região médio-norte, que normalmente inicia o plantio mais cedo com a utilização de variedades precoces. "Mesmo nas propriedades onde as semeaduras já foram realizadas, a falta de chuva poderá comprometer o desenvolvimento das plantas ou até mesmo indicar a necessidade do replantio", afirma o conselheiro fiscal da Aprosoja/MT, Naildo Lopes.

A partir da segunda semana de outubro, normalmente o plantio é intensificado no estado por conta da regularização das chuvas. "Estamos acompanhando atentamente o andamento da safra, pois com a alta temperatura do solo e a baixa umidade do ar, a planta consome mais energia para poder se manter viva", explica o gerente técnico da Aprosoja, Luiz Nery Ribas.

Segundo a analista de Grãos e Fibras do Imea, Maria Amélia Tirloni, o Oeste ampliou a liderança do plantio no final da segunda quinzena de outubro porque não parou totalmente o plantio, apesar das chuvas esparsas. A região avançou para 24% o plantio até quinta-feira (16) ante os 14,9% registados na semana anterior.

Na próxima semana, o gerente técnico da Aprosoja, Nery Ribas, e o fiscal da Superintendência Federal da Agricultura (SFA) e coordenador da Comissão de Defesa Sanitária e Vegetal de Mato Grosso (CDSV/MT) visitarão lavouras nas regiões norte e médio-norte do estado para acompanhar o andamento da safra.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/171307/visualizar/