Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 22 de Setembro de 2008 às 09:15
Por: Rosana Persona

    Imprimir


Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) participaram durante quatro dias (16 a 19.09), do curso de plantas medicinais, aromáticas e condimentares. O coordenador do curso, Décio Teruo Miyajima, comenta que é uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a fim de garantir a segurança no uso de plantas medicinais e seus derivados.

O evento contou com a participação de 20 técnicos da Empaer, que serão os multiplicadores no Estado de Mato Grosso. O objetivo é a formação de uma rede específica de plantas medicinais com informações atualizadas e de fácil acesso. Segundo Teruo, para formação dos profissionais foram abordados quatro itens: plantas medicinais, produtos orgânicos, produtos da biodiversidade e mercado justo. Os multiplicadores vão orientar os produtores rurais no cultivo de 20 espécies de plantas medicinais, que serão utilizadas para produção de remédios caseiros. “Vamos ensinar a comunidade a fazer o chá e a utilizar a planta correta para tratamentos fitoterápicos”, esclarece.

Será realizado em laboratório análises para verificar o princípio ativo de algumas plantas medicinais e conforme o coordenador Teruo, na região que encontrar o principio ativo desejado, vão incentivar a produção em maior escala. Outra orientação é a produção de plantas sem a utilização de agrotóxicos, proporcionando um produto orgânico com maior valor agregado.

Produzir diretamente para o mercado consumidor é a medida que está sendo tomada no mercado justo, ou seja, comercializar sem intermediários. Conforme Décio, o cultivo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares em áreas específicas, dentro de padrões agronômicos requeridos, melhora a produtividade e a qualidade do material e consequentemente garante as características fitoquímicas e farmacológicas do produto para o mercado. ”Hoje buscamos um mercado que pague o preço justo e que garanta lucro e renda ao produtor rural”, salienta.

A nutricionista da Empaer do município de Jaciara, Carmencita Stefanello, comenta que o curso apresentou uma proposta de trabalho mais simplificada e acessível para trabalhar com as comunidades. Ela lembra que desde 2004, presta assessoria na produção de xaropes artesanais na região e a orientação é que instale uma mini-farmácia dentro das normas da Anvisa.

Conforme Stefanello, nas escolas os alunos estão recebendo orientações para produção de plantas medicinais em hortas escolares. “Estamos ensinando a usar chás caseiros no combate a dores de cabeça, barriga e febres, sintomas freqüentes apresentando pelos alunos”, ressalta. O curso foi realizado em Cuiabá, na sede da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).





Fonte: Empaer/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/172845/visualizar/