Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Domingo - 21 de Setembro de 2008 às 10:17

    Imprimir


Ele se diz obcecado por títulos e vitórias. Mas não lidera uma rodada de Brasileiro há mais de duas temporadas. A três pontos do líder Grêmio, que joga fora de casa contra o Atlético-PR, e com a vantagem de ter uma vitória a mais no caso de se igualar ao time gaúcho na pontuação, Vanderlei Luxemburgo tem hoje um cenário favorável na rodada.

E a chance de voltar a arrebatar o primeiro lugar do Nacional com o Palmeiras e pôr fim a essa seca surge às 18h10, contra o Vasco no Parque Antarctica. Para isso, basta que o Grêmio perca seu compromisso no Sul e o Palmeiras supere a equipe carioca.

De acordo com levantamento do Datafolha, a última vez que Luxemburgo figurou na cabeça da tabela foi em maio de 2006, pela quinta rodada da competição, quando tinha sob o seu comando o Santos.

A partir de então, o atual treinador palmeirense amarga 96 rodadas sem conseguir figurar no primeiro lugar, o que é um número expressivo para um profissional que ostenta o recorde de cinco conquistas de Brasileiro por quatro clubes diferentes (Palmeiras, em 93 e 94, Corinthians, em 98, Cruzeiro, 2003, e Santos, em 2004).

Ciente da ascensão do time na caça ao líder Grêmio neste segundo turno, Luxemburgo foi questionado pela Folha sobre o porquê de sua ausência no topo das rodadas do Brasileiro por tanto tempo. Ele, porém, preferiu minimizar o fato.

"Isso não tem nada a ver. O que interessa é chegar em primeiro lugar no final do campeonato. Liderar antes não quer dizer nada. Tenho que me preocupar em fazer o trabalho com a minha equipe", falou.

O fato é que, desde que voltou da Europa, Luxemburgo se viu ofuscado pelo rival Muricy Ramalho. O técnico são-paulino, que nesta temporada também não conseguiu liderar o Brasileiro em nenhum momento, sagrou-se bicampeão nacional em 2006 e 2007.

Hoje, Muricy Ramalho rivaliza as atenções da CBF com o próprio treinador palmeirense na seleção brasileira caso Dunga deixe a cadeira vaga.

No seu retorno ao Brasil em 2006, os títulos de Luxemburgo limitaram-se às três últimas edições de Paulistas --sendo que dois foram com o Santos, e o atual, pelo Palmeiras. Luxemburgo viu ainda treinadores de menor expressão abraçarem a primeira colocação, mesmo que por pouco tempo, nessa sua fase de estiagem na competição.

Em 2006, o predomínio foi quase que total de Muricy, com 28 rodadas na liderança, sobrando pouco espaço para PC Gusmão e Oswaldo de Oliveira. Em 2007, com nova hegemonia de Muricy --figurou em primeiro em 22 jornadas-- quem apareceu com destaque foi Cuca, pelo Botafogo.

Já neste ano as atenções ficaram divididas com técnicos ainda coadjuvantes na história dos Brasileiros. Caio Júnior deixou o Flamengo na ponta por dez rodadas. O gremista Celso Roth, atual líder do Nacional, mantém a equipe gaúcha no topo há 14 jornadas.

Para Luxemburgo, no entanto, o equilíbrio do torneio deixa o campeonato indefinido. E ele evita falar em projeções. "Se o Grêmio fizer a parte dele até o final do campeonato, vamos ter de bater palmas para o Celso Roth. Agora, temos obrigação de, na nossa casa, buscar a vitória contra o Vasco", comentou o técnico.

Ainda no CT, o goleiro Marcos foi presenteado com bolo e se emocionou ao soprar as velas em comemoração adiantada pelos seus 400 jogos pelo Palmeiras. Mas, dentro de campo, o maior ídolo do clube entre os jogadores pede seriedade.

"Contra o Sport, se tivéssemos vencido, estaríamos junto com o Grêmio. Não podemos mais vacilar, pois temos a chance lutar pela liderança", disse.

Para o jogo de hoje contra o Vasco, Luxemburgo aposta na variação tática para confundir o adversário. Inicialmente no 4-4-2, Martinez vira terceiro zagueiro caso o time necessite usar mais os alas Élder Granja e Leandro no apoio ao ataque.

O meia Denílson, que treinou entre os reservas, é a opção de Luxemburgo para abrir o jogo e forçar as bolas aéreas.

NA TV - Palmeiras x Vasco - Sportv (menos para SP, MG e DF), ao vivo, às 18h10

PALMEIRAS

Marcos; Élder Granja, Maurício, Gladstone e Leandro; Sandro Silva, Martinez, Evandro e Diego Souza; Kléber e Alex Mineiro. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

VASCO

Rafael, Vílson, Eduardo Luiz e André; Marquinho, Victor, Johnny, Alex Teixeira e Madson; Leandro Amaral e Edmundo. Técnico: Renato Gaúcho

Local: estádio Parque Antarctica

Horário: às 18h10

Juiz: Evandro Rogério Roman (PR)





Fonte: Folha de S. Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/172895/visualizar/