Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 27 de Agosto de 2008 às 14:51
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


O Estado de Mato Grosso desenvolve, há dois anos, pesquisa sobre o Hantavírus na região Médio Norte do Estado, no município de Campo Novo do Parecis, em parceria com Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (MS), da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (SES/PR) e do Laboratório Evandro Chagas, do Estado do Pará.

No quarto dia do II Workshop Nacional Sobre Pesquisas Aplicadas em Hantavírus, a diretora da Vigilância Epidemiológica e Ambiental de Campo Novo do Parecis, Ana Claudia Pereira Terças, fará uma exposição sobre Informação e Educação em Saúde Como Instrumentos de Combate à Hantavirose em Campo Novo do Parecis, a partir das 8h30.

“O foco do trabalho é a prevenção”, disse Ana Claudia. “Campo Novo possui cerca de 200 fazendas. Uma das estratégias que utilizamos é a visita, duas vezes ao ano, para conversar com os produtores sobre as dificuldades que têm com respeito aos roedores. Nessas visitas observa-se um grau aumentado de conscientização da necessidade de prevenção por parte dos produtores para evitar a aproximação dos roedores das residências”.

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Novo do Parecis firmou uma parceria com os produtores rurais para a implantação do projeto Prevenir, que consiste na visita de médicos veterinários para inspecionar o que se tem feito na prevenção da doença e identificar os erros cometidos. O projeto usa como base a cartilha”Hantavirose – Previna-se” e dois DVDs informativos sobre a doença.

Como esse material a equipe visita empresas, Unidades de Saúde e também a Rede de Ensino do município fazendo a divulgação sobre formas de prevenção e cuidados necessários para se evitar novos casos da doença.

“Esse material é usado, também, como base de capacitação para todo médico e enfermeiro que inicia suas atividades no município de forma a conhecer melhor a doença para a realização do diagnóstico precoce”, explicou a diretora.

Ana Claudia explicou que o trabalho tem produzido bons resultados. “Pode-se observar um aumento de conscientização e da responsabilidade de cada um no sentido de fazer sua parte na prevenção, não apenas a equipe da Vigilância Epidemiológica e Ambiental do município”.

A diretora disse que sua equipe está atuante em qualquer lugar onde haja grande fluxo de pessoas para levar o esclarecimento à população. “Tomamos a iniciativa de visitar feiras, exposições, seminários, festas, qualquer lugar onde houver um aglomerado de pessoas para informar o maior número possível sobre a Hantavirose e a prevenção da doença”, explicou Ana Claudia.

ESTATÍSTICAS – Em 2006 Campo Novo do Parecis notificou 13 casos de Hantavirose, dos quais 09 foram a óbito. Em 2007 foram seis casos, com dois óbitos. Em 2008, até o momento, foi notificado um caso que foi a óbito.

Existe previsão de que os pesquisadores iniciem investigação sobre a Hantavirose em mais dois municípios do Estado: Sapezal e Rondonópolis.





Fonte: SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/174041/visualizar/