Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 30 de Julho de 2008 às 16:49

    Imprimir


As vendas nos supermercados brasileiros subiram 8,66% no primeiro semestre deste ano, o melhor resultado obtido pelo segmento para o período nos últimos cinco anos, segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), responsável pela pesquisa.

"Durante o primeiro semestre, as vendas dos supermercados apresentaram uma forte alta. O bom desempenho foi uma conseqüência de um cenário econômico favorável. Quando os supermercados vendem mais é sinal de que aconteceu um aumento de renda da população", afirma o presidente da Abras, Sussumu Honda, em nota à imprensa.

Em junho, as vendas do setor supermercadista subiram 7,58% comparadas a igual mês de 2007, porém, quando relacionadas com maio de 2008, houve queda de 6,29%.

Honda alerta que o bom desempenho verificado no semestre pode não se manter e o comportamento de junho sobre o mês imediatamente anterior pode indicar uma tendência, já que o panorama econômico brasileiro e mundial mudou após a crise hipotecária nos Estados Unidos e o aumento nos preços das commodities.

"Devido às incertezas, não é possível afirmar que as vendas vão se manter nesse patamar alto durante o segundo semestre. O fundamental, para garantir o processo de desenvolvimento sustentável, é que o governo não descuide do combate à inflação", diz.

Preço dos produtos

Todos os meses, a Abras avalia o preço de 35 produtos de largo consumo, que compõem o indicador "AbrasMercado".

No mês passado, o índice apresentou alta de 2,04% comparado a maio e de 14,83% em relação a junho de 2007.

Segundo a Abras, os produtos que registraram maiores altas em junho sobre maio foram o feijão (13,95%), arroz (8,01%) e batata ( 7,61%). Por outro lado, as maiores quedas ficaram representadas por tomate (-7,01%), leite em pó integral (-3,69%) e farinha de mandioca (-2,66%).





Fonte: UOL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/175870/visualizar/