Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 24 de Abril de 2008 às 14:39

    Imprimir


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, afirmou nesta quinta-feira (24), em entrevista à Globo News, que o governo brasileiro tentará entendimento com os produtores de arroz para que eles evitem exportar. "Temos de ter acordo, entendimento, para que eles evitem exportar", afirmou.

Temendo o desabastecimento do produto no mercado interno, o ministro informou, na quarta-feira (23), que o Brasil suspendeu temporariamente a exportação de arroz dos estoques públicos.

“O Brasil é auto-suficiente em arroz e tem um pequeno estoque de excedente, mas, para a segurança do abastecimento nos próximos seis a oito meses, quando tiver o período da entressafra, as exportações foram suspensas”, declarou Stephanes.

O país havia recebido a solicitação de países africanos e sul-americanos para a venda de cerca de 500 mil toneladas de arroz. Os maiores produtores mundiais, localizados na Ásia, paralisaram as exportações, causando um desequilíbrio na oferta mundial, conforme explicou o ministro da Agricultura.

“A questão do arroz é um fenômeno novo. Vamos acompanhar o movimento dos maiores produtores mundiais. Com o preço favorável, é possível que haja um aumento na produção e que a situação do abastecimento seja sanada até o ano que vem. Com base nisso é que vamos tomar outras providências no Brasil”, completou Stephanes na quarta.

No atacado, segundo levantamento da RC Consultores, em abril o preço do arroz subiu 23% em relação a abril do ano passado e está 20% acima de dezembro. Na comparação com março, a alta é de 14%.“O arroz pode ficar em alta algum tempo, mas a demanda tende a se ajustar e os preços devem cair”, prevê.

(Com informações da Agência Estado e da Globo News)





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/181521/visualizar/