Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 01 de Abril de 2008 às 18:47

    Imprimir


A Petrobras iniciou nesta terça-feira as operações do navio-plataforma Cidade de Rio das Ostras, no campo de Badejo, na bacia de Campos. A unidade, com capacidade instalada de 15 mil barris/dia, pe a primeira do país a extrair petróleo extrapesado, e está situada a 95 metros de profundidade e a 80 quilômetros da costa.

A plataforma será utilizada como projeto-piloto de produção do reservatório de Siri, de onde será extraído petróleo de 12,8º API [que mede a densidade do petróleo]. O petróleo extraído de outras áreas na bacia de Campos, considerado pesado, varia entre 17º API e 20º API.

O reservatório de Siri prevê a perfuração de mais poços e a instalação de mais uma plataforma, de acordo com as informações que serão obtidas com os testes recém-iniciados. A Petrobras tem a perspectiva de desenvolver outros projetos de óleo extrapesado nos campos de Marlim Leste, Albacora Leste, Papa-Terra e Maromba, todos situados na bacia de Campos.

A existência de petróleo no reservatório de Siri é conhecida desde 1975. Os primeiros testes, no entanto, não indicavam que a produção fosse economicamente viável, em função da vazão de petróleo muito baixa.

"É uma missão da Petrobras transformar recursos em riquezas e, desde o início do projeto, a empresa mostrou seu poder de realização ao produzir o primeiro petróleo do reservatório de Siri. Por isso, considero hoje o primeiro dia do futuro", disse o diretor de exploração e produção da Petrobras, Guilherme Estrella, durante cerimônia que marcou a entrada em operação da plataforma, realizada nesta terça-feira.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/182875/visualizar/