Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 28 de Março de 2008 às 13:51

    Imprimir


A principal aspiração de consumo da população brasileira é Viagem/Lazer. Em pesquisa realizada pela financeira Cetelem, 32% das pessoas disseram que o item é o que mais desejam.

Em seguida na lista do que aspiram consumir está Decoração, com 14% das respostas. O carro só aparece na terceira posição, com 9%, seguido de TV, Hi-Fi, Vídeo, Móveis e Eletrodomésticos, com 8% de respostas cada um.

Os dados são da pesquisa Observador Brasil 2008, encomendada ao Instituto de Pesquisa Ipsos. Foram feitas 1.500 entrevistas em 70 cidades do Brasil.

Pretende consumir

Saindo do âmbito do desejo e levando em consideração a realidade financeira, ao serem questionados sobre o que pretendem comprar no próximo ano, 37% dos brasileiros disseram "móveis";

Em relação à região do país, no Nordeste, Móveis aparecem em primeiro lugar, como no Sul. Nas demais regiões, Eletrodomésticos lideram.

Classe Social

Quando o assunto é o que pretende comprar, o maior número de respostas na classe AB foi para o item Viagem/Lazer, com 60%, seguido de Móveis (50%), Eletrodomésticos (49%) e Decoração (34%).

O fato de as classes mais altas pretenderem viajar está ligado ao câmbio. "Isso é reflexo da valorização do real e, conseqüentemente, do barateamento da viagem ao exterior", diz o estudo.

Na classe C, por sua vez, os mesmos itens aparecem nas quatro primeiras posições, mas em colocações diferentes: Eletrodomésticos (41%), Móveis (37%), Lazer/Viagem (28%) e Telefone Celular (26%).





Fonte: Infomoney

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/183045/visualizar/