Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 14 de Fevereiro de 2008 às 20:41

    Imprimir


A 37ª edição do horário de verão - que começou à zero hora do dia 14 de outubro de 2007 e se encerra à zero hora de 16 de fevereiro de 2008 - pode resultar para Mato Grosso em uma economia de 0,55% no consumo de energia elétrica e na redução de 5,64% da demanda no horário de ponta (17h30 às 20h30).

No Sistema Interligado, a economia de energia pode chegar a 10,4 mil MWh. A energia elétrica economizada no período daria para abastecer uma cidade como Chapada dos Guimarães por seis meses.

As informações são do Superintendente de Engenharia da Cemat, José Adriano Mendes. Ele informa ainda que, no Sistema Isolado (atendido por usinas geradoras de energia movidas a diesel), a economia pode chegar a 260,63 MWh em energia e, em óleo diesel, a 78.189 litros. “A energia e o óleo economizados equivalem a consumo de uma cidade como Alto Boa Vista por um mês”, disse.

Economia no período 2006/2007

A edição passada do horário de verão (de 05 de novembro de 2006 a 25 de fevereiro de 2007) resultou em uma economia de 0,50% no consumo de energia elétrica e na redução de 5,81% da demanda no horário de ponta. No Sistema Interligado, o Estado deixou de consumir 7,7 mil MWh de energia. Já no Sistema Isolado, a redução no consumo chegou a 192,77 MWh - 57.831 litros de óleo diesel.

Objetivo

O horário de verão tem como objetivo principal a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no horário de ponta. Isso é possível porque, adiantando o horário brasileiro em uma hora, a carga referente à iluminação é acionada mais tarde que no horário normal.

Como efeito, a entrada da iluminação deixa de coincidir com o consumo existente ao longo do dia do comércio e da indústria, cujo montante se reduz após as 18 horas. É justamente a superposição desses consumos que causa o aumento da demanda na ponta.

O horário de verão é implementado por decreto do Presidente da República, respaldado legalmente pelo Decreto-Lei nº 4.295, de 13 de maio de 1942, fundamentado em informações encaminhadas pelo Ministério de Minas e Energia (MME), que toma por base os estudos técnicos realizados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e indica o período de duração da medida e quais unidades da Federação deverão ser abrangidas.

A idéia de se adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1.784 nos Estados Unidos por Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz elétrica. Mas sua idéia não sensibilizou o governo americano. O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/186885/visualizar/