Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 12 de Fevereiro de 2008 às 10:04

    Imprimir


Um grupo internacional de cientistas alcançou novos progressos no desenvolvimento de uma vacina preventiva contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV) ao criar um medicamento inalável.

O trabalho, publicado hoje pela revista "Proceedings of the National Academy of Sciences", revela que o novo teste usa antígenos modificados de HIV, uma substância que dá lugar à formação de anticorpos.

Segundo os cientistas, testes realizados em macacos deram resultados positivos. O grupo afirma que conseguiu demonstrar em macacos que a vacina é "segura".

Segundo o CSIC (Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha), os antígenos são usados para ativar no organismo uma resposta ao vírus.

Em um teste com macacos, os cientistas conseguiram uma forte resposta celular para ativar os linfócitos CD4+ e CD8+, essenciais na defesa do organismo.

Os resultados do segundo teste, do qual participaram 40 pessoas saudáveis, revelaram que 90% dos vacinados tiveram uma resposta imune de células CD4+ e CD8+ frente aos antígenos do HIV, uma reação que se manteve pelo menos por 72 semanas.

A administração da vacina por via respiratória facilitaria seu uso em programas em países em vias de desenvolvimento e representaria uma economia do material sanitário necessário.

Além disso, o sistema respiratório é o que apresenta a segunda resposta mais rápida a imunizações, só perdendo para o sistema digestivo.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/187320/visualizar/