Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quinta - 31 de Janeiro de 2008 às 12:37

    Imprimir


A UE (União Européia) descartou nesta quinta-feira a possibilidade de sofrer problemas de abastecimento de carne bovina com a entrada em vigor da suspensão das importações da carne procedente do Brasil. A medida é conseqüência da falta de acordo sobre novos controles sanitários reforçados.

"Há outros fornecedores de carne bovina. Temos os nossos e há outros países com carne bovina", disse o porta-voz europeu para questões de Agricultura, Michael Mann, ao ser questionado sobre a possibilidade da UE sofrer escassez do produto nos próximos dias.

"Não acredito que exista uma grande diferença", acrescentou Mann, em referência à situação do mercado europeu após a interrupção da ingresso de carne de Brasil, o maior exportador de carne bovina do mundo e principal fornecedor do bloco europeu.

O governo brasileiro informou, em nota do Ministério da Agricultura divulgada ontem, considerar "desnecessária, desproporcional e injustificável" a decisão da UE. O ministério brasileiro destacou que a Europa não detectou falha no sistema brasileiro de controle sanitário.

Brasil e União Européia não entraram em acordo sobre o número de fazendas que poderiam receber certificação para vender o produto ao bloco. O prazo para definição da lista acaba hoje.

Apesar de a União Européia ter restringido o número de fazendas a 300 (3% das 10 mil registradas no passado), o Ministério da Agricultura brasileiro apresentou uma lista com cerca de 2.600 propriedades.

Até então, a UE aplicava tinha embargo de carne bovina a três estados brasileiros (São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul) por causa de um foco de febre aftosa.

Pelo menos até meados de março, a carne brasileira que obteve certificação antes de 31 de janeiro continuará entrando no mercado europeu.

Exportações

As exportações de carne bovina do Brasil somaram US$ 4,5 bilhões em 2007, 15% a mais do que no ano anterior, segundo dados divulgados pela Abiec (Associação Brasileira de Indústrias Exportadoras de Carne).

Como bloco econômico, a União Européia é o principal mercado em receita para a carne bovina brasileira. No ano passado, comprou 543,5 mil toneladas do país, 21% do volume embarcado. Os europeus desembolsaram US$ 1,4 bilhão, 31,7% da receita total dos embarques.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/188089/visualizar/