Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 29 de Janeiro de 2008 às 21:29

    Imprimir


O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo Inácio Dias Lessa, será homenageado nesta quarta-feira (30 de janeiro), pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), com a 'Comenda Joaquim Duarte Murtinho'. A homenagem é concedida a pessoas que tenham zelado pela administração pública e/ou contribuído para o aperfeiçoamento do sistema de fiscalização e prestação das contas públicas. A cerimônia de entrega será realizada às 16h30, no Plenário Benedicto Vaz de Figueiredo, na sede do TCE/MT.

De acordo com o presidente do TCE, José Carlos Novelli, a indicação da honraria ao desembargador foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros. “A comenda é uma condecoração do mais alto significado, honrada com o nome de um dos mais ilustres estadistas de Mato Grosso. Joaquim Duarte Murtinho ganhou fama por restaurar as finanças públicas republicanas e por apresentar um programa amplo de reformas sociais. Foi um grande brasileiro que transformou para a modernidade a vida sócio-econômico-financeira do país", afirmou.

A Comenda Joaquim Murtinho foi instituída em 1997. O estadista nasceu em Cuiabá, em 7 de dezembro de 1848. Abolicionista, ele ganhou fama por restaurar as finanças republicanas e por apresentar um programa amplo de reformas sociais. Como homem público, Joaquim Murtinho foi senador por três mandatos e ministro da Viação, Indústria e Comércio e ministro da Fazenda.

AVANÇOS – Em 2007, após ter assumido a Presidência do Tribunal de Justiça, o desembargador Paulo Lessa criou a Coordenadoria de Controle Interno para ampliar a qualidade dos gastos públicos no âmbito do Poder Judiciário Estadual.

Entre outras atividades, o setor acompanha procedimentos referentes às licitações, aos contratos e aos convênios, verificando tanto aspectos legais quanto a racionalização dos atos. Com atuação independente, o Controle Interno acompanha inclusive a execução orçamentária da instituição, buscando assegurar a legalidade, a legitimidade, a publicidade e a transparência da gestão administrativa. Para o presidente do TJMT, o Controle Interno é órgão fundamental para a transparência e lisura da administração pública.

Em julho de 2007, o TJMT aderiu ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública), que visa trazer mais eficiência à administração dos órgãos públicos brasileiros. O desembargador assinou o termo de pré-adesão que formalizou a integração do Judiciário à rede de organizações que está modernizando a gestão pública brasileira.




Fonte: TJ-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/188338/visualizar/