Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 29 de Janeiro de 2008 às 20:03

    Imprimir


O Carnaval 2008 do Rio foi aberto oficialmente nesta terça-feira com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo. Em um evento que reuniu cerca de 500 pessoas, a maior parte operários dos barracões das agremiações na Cidade do Samba, em Gamboa (zona portuária), o prefeito César Maia (DEM) entregou a administração da cidade às mãos do Rei Momo, Alex de Oliveira.

A corte do Carnaval 2008 no Rio é composta ainda pela rainha, Ketula Rocha Mello; primeira princesa, Charlene Valnice da Costa; e segunda princesa, Suen Xavier do Nascimento.

Os desfiles do Carnaval no Rio acontecem nos dias 3 de fevereiro (domingo) e 4 (segunda-feira). No dia 9 (sábado) acontece o desfile das campeãs.

O evento também integrou uma homenagem aos 200 anos da chegada da corte portuguesa ao país. Atores caracterizados de D. João, Carlota Joaquina, a rainha mãe, Dona Maria, e o jovem Pedro, então com 9 anos quando chegou ao Rio, participaram do cortejo que seguiu do Paço Imperial, no centro, até a Gamboa, em carros de época.

Luz

Os arcos da Praça da Apoteose, no Sambódromo, receberão uma iluminação especial preparada pela Rioluz (Companhia Municipal de Energia e Iluminação). Dezessete projetores acionados por uma mesa de controle computadorizada irão projetar as cores de cada uma das agremiações que estarão desfilando.

A tecnologia também estará presente no monumento. Um equipamento de raio laser irá projetar animações e textos relativos ao Carnaval durante o desfile.

Trânsito

O Carnaval 2008 no Rio também irá provocar alterações no trânsito da cidade, segundo a Secretaria Municipal de Transportes.

Entre as alterações programadas, está a suspensão da faixa reversível na avenida Rodrigues Alves no dia 1º (sexta-feira) e a inversão do sentido na rua Cordeiro da Graça, entre a rua Equador e a rodoviária, das 15h do dia 1º às 12h do dia 2 (sábado), e das 16h do dia 5 às 12h do dia 6 (quarta-feira).

Outro trecho da rua Cordeiro da Graça, o localizado entre a avenida Rodrigues Alves e o acesso à Rodoviária Novo Rio, no Santo Cristo (centro do Rio), será interditada ao tráfego das 15h do dia 1º de fevereiro ao meio-dia do dia 2 (sábado), e novamente das 16h do dia 5 (terça-feira) ao meio-dia do dia 6. Nesse período, os únicos a terem acesso serão os moradores da região os de socorro.




Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/188352/visualizar/