Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 28 de Janeiro de 2008 às 13:24

    Imprimir


As provas dos concursos públicos do Tribunal de Contas de Mato Grosso para os cargos de Procurador do Ministério Público no TCE e de Auditor Substituto de Conselheiros realizadas no domingo (dia 27.01), em Cuiabá-MT, reuniram 488 candidatos.

Dos 624 inscritos, 136 não compareceram, totalizando um percentual de 21,79% de desistência. Do total de candidatos aptos, 322 se inscreveram para a vaga de Procurador e 302 para Auditor Substituto. Desses, fizeram as provas respectivamente 256 e 232 pessoas. O concurso para Procurador tem quatro vagas e o salário é de R$ 22.111,25. O de Auditor Substituto tem três vagas, com um salário de R$ 19.900,12.

O portão da Escola Estadual Presidente Médice foi aberto as 12h30 e às 13h (horário local) as provas tiveram início com término previsto para as 18h. Nenhum imprevisto foi registrado e as 18h30 a Comissão Organizadora do Concurso disponibilizou no site do TCE-MT o gabarito de ambas as provas. A Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul foi contratada pelo TCE-MT para executar o concurso.

Boa parte dos candidatos avaliou que as provas apresentaram nível técnico condizente com as funções que a serem exercidas. Para a maioria, os exames foram bem elaborados, exigindo bastante conhecimento dos candidatos. “A pessoa bem preparada tem condições de passar nesta fase, pois as provas estavam razoavelmente bem feitas”, comentou a assessora jurídica Marly Teresinha Deon Sette, que fez a prova para o cargo de Procurador.

Os dois concursos atraíram candidatos do interior de Mato Grosso e de outros Estados, dentre eles os servidores públicos Saul Girotto, do Mato Grosso do Sul, e Agda Rezende, de Rondonópolis. “Acredito que fui bem, vamos aguardar o resultado. Estou estudando há um ano”, disse Girotto.

A previsão da Comissão é que o resultado desta primeira fase seja publicado no Diário Oficial que circula na quinta-feira. Somente 20 candidatos por cargo serão classificados para a segunda fase do concurso. A data da prova dessa nova etapa ainda não está definida.

O presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, ficou satisfeito com a realização dos concursos, pois regulariza uma exigência constitucional relativa ao preenchimento de vagas no Tribunal Pleno, que estava a quase 20 anos aguardando regulamentação. “Também estou satisfeito, pois encerro a gestão cumprindo mais esse compromisso previsto no planejamento estratégico para o biênio 2006/2008”.

Conforme Novelli, com a instalação do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas e a criação da carreira de Auditor Substituto de Conselheiro será possível regulamentar a composição técnica do Tribunal Pleno. “É mais um avanço institucional que o TCE realiza para se tornar a referência em Controle Externo no Brasil”, destacou o presidente.





Fonte: TCE-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/188567/visualizar/