Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 24 de Janeiro de 2008 às 19:35

    Imprimir


Lima, 24 jan (EFE) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os chefes de Estado da Bolívia, Evo Morales, e da Venezuela, Hugo Chávez, participarão da Cúpula Social dos Povos 2008, que será realizada em Lima, paralelamente à 5ª Cúpula da América Latina, Caribe e União Européia (UE), confirmaram hoje os organizadores.

O fórum alternativo, coordenado pela Rede Birregional América Latina-Caribe-Europa, acontecerá entre os dias 12 e 15 de maio.

Seus organizadores pretendem que seja um espaço para construir propostas alternativas de integração, explicou à Agência Efe, o representante da Coordenadoria Andina de Organizações Indígenas, Miguel Palacín.

Os organizadores confirmaram que Lula, Morales e Chávez participarão da reunião alternativa, que contará também com Adolfo Pérez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, e Nora Cortiñas, representante das Mães da Praça de Maio.

"Estamos de acordo com os processos de integração, mas a cooperação não deve ser meramente econômica, mas sobre como os povos daqui se articulam e melhoram para se integrarem economicamente mais à frente", argumentou Palacín.

O fórum incluirá oficinas abertas para o desenvolvimento de propostas que serão expostas em uma declaração a ser entregue à cúpula oficial.

Os eixos temáticos incluirão assuntos como a problemática do modelo de integração regional na Europa e na América Latina, as mudanças climáticas, os povos indígenas e os direitos humanos.

Um Tribunal dos Povos, também será constituído, e será "um espaço onde se questionará o trabalho das corporações transnacionais e sua prática de violação permanente dos direitos humanos", detalhou Palacín.

A Cúpula dos Povos 2008 terminará em 15 de maio com uma grande mobilização que deve percorrer as ruas de Lima, e será amparada por uma greve geral em diferentes regiões do país, segundo os organizadores.

A 5ª Cúpula de Chefes de Estado e do Governo da América Latina, Caribe e União Européia será realizada entre os dias 16 e 18 de maio no Museu da Nação da capital peruana, e contará com a presença de pelo menos 43 países.

Lima também será sede, em outubro, da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/188969/visualizar/