Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quinta - 23 de Maio de 2013 às 21:25

    Imprimir


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar) fechou, ontem, parceria com um  laticínio, no município de São José dos Quatro Marcos (310 km de Cuiabá) para realizar o Projeto Leite Legal, com intuito de criar possibilidades, por meio de formação profissional rural, para que os pequenos e médios produtores produzam leite de qualidade, atendendo aos padrões exigidos pela legislação, contribuindo para o desenvolvimento do setor.  O programa é nacional desenvolvido pelo Sistema CNA/SENAR em parceria com o Sebrae com objetivo de melhorar a qualidade do leite, seguindo as orientações da instrução normativa 62/2011 do Ministério da Agricultura, que aumenta os prazos e limites de Contagem Bacteriana Total (CBT) e Contagem de Células Somáticas (CCS).



Instituída a partir de 1° de janeiro de 2012, a instrução reduz o limite desses índices, de 750 mil/ml para até 600 mil/ml. As exigências deverão ser atendidas até 2016 pelos produtores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e até 2017 no Norte e Nordeste e prevê a capacitação de 81 mil produtores em dois anos.


 
"A primeira turma em Mato Grosso está prevista para ocorrer na segunda quinzena do mês de julho. Serão 16 horas de capacitação teórica e prática contemplando temas como fisiologia da glândula mamária, manejo de ordenha, higiene, controle de mastite e qualidade da água", antecipou o analista do Senar-MT e responsável pelo programa, Wlademiro Neto. "A turma será formada por 15 representantes de propriedades fornecedoras do Laticínio Vencedor, que receberão visitas técnicas durante a qualificação", completou.


 
A informação é da assessoria do Senar.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/19240/visualizar/