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Copa 2014
Quinta - 23 de Maio de 2013 às 13:18
Por: Darwin Júnior

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VLT fabricado na Espanha que rodará em Cuiabá e Várzea Grande no próximo ano
VLT fabricado na Espanha que rodará em Cuiabá e Várzea Grande no próximo ano

Ao contrário de algumas obras da mobilidade urbana que enfrentam atrasos, a fabricação do Veículo Leve sobre Trilhos que vai rodar em Cuiabá e Várzea Grande a partir do ano que vem está à toda velocidade. Superando a expectativa do cronograma fechado com o Governo do Estado que previa a entrega de dois carros completos este mês, a espanhola CAF, que está fabricando e já testando as composições, foi além e anunciou que deve fechar o mês com três veículos entregues, ou seja, um a mais do que prometeu no contrato. A informação foi prestada pelo gerente do consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, Fernando Orsini, com exclusividade para o Olhar Copa.

Enquanto o terceiro VLT já está ‘saindo do forno’, as duas primeiras composições a ficarem prontas estão passando pelos testes de pressão e velocidade, na cidade de Zaragoza, na Espanha. O engenheiro de tráfego da Secopa, André Luis Gomes Bento, está acompanhando os testes que seguirão até o dia 31 deste mês. Se forem aprovados nestes testes, os trens estarão prontos para serem despachados para Mato Grosso. A chegada destes carros em Cuiabá está prevista para agosto após 90 dias com o procedimento de exportação.

De acordo com o Consórcio VLT, os dois primeiros trens foram concluídos na primeira quinzena deste mês, dentro do contrato pactuado com o Governo do Estado. "Fomos informados de que ainda neste mês de maio, teve início a fabricação do terceiro VLT, que estava na programação para o mês de junho. Isso significa que está havendo um adiantamento na fábrica, o que é muito positivo para nossa expectativa", assinalou Orsini. Ele lembra que de acordo com o cronograma, estava previsto a entrega de dois carros para maio; Essa planejamento prevê a fabricação de três VLT’s em junho. Em julho, serão embarcados quatro carros respeitando uma programação progressiva que chegará a seu pico em outubro, quando devem ser fabricados oito trens. Até janeiro de 2014, devem estar em Cuiabá 40 trens.

As obras do VLT seguem em nove frentes, das quais cinco trabalha na construção de viadutos (UFMT, Aeroporto, Sefaz, ferroviário sobre a MT-040) e uma rotatória (Zero Km). Uma frente está pronta para iniciar as intervenções nas avenidas XV de Novembro, até o final do mês. Os trabalhos seguirão até a Prainha, devendo alcançar a Coronel Escolástico. O corte da pista na XV de Novembro depende ainda do término da sinalização da via. Trabalhos preliminares como prospecção arqueológica e sondagem de solo já foram realizados.

“O VLT está indo de vento em popa como um foguete. Os avanços dos últimos dias e a rapidez na fábrica nos deixaram muito entusiasmados. Até aqui, posso afirmar que está tudo indo muito bem para que em março de 2014 possamos entregar o modal para o Governo do Estado. E estou confiante de que em junho, antes dos jogos da Copa, os carros já estarão rodando em Cuiabá e Várzea Grande”, afirmou com convicção o chefe do VLT.






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