Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 18 de Dezembro de 2007 às 11:06
Por: Danielle Tavares

    Imprimir


A coordenadora nacional do Instituto Arte na Escola, Roseli Alves, esteve na última semana (14) em Cáceres para conhecer de perto, avaliar necessidades e perspectivas do projeto desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso. Com 53 pólos espalhados pelo Brasil, a Unemat é a única a sediar o projeto no Estado de Mato Grosso. O programa tem como objetivos incentivar e qualificar professores estaduais e municipais para o ensino da arte, em parceira com universidades públicas conveniadas que constituem a Rede Arte na Escola.

A professora foi recebida pelo reitor da Unemat Taisir Karim, equipe da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e coordenador do campus de Cáceres, Adriano Aparecido Silva.

Em Cáceres, o Projeto vem sendo desenvolvido desde 2005 e parceira com a Unemat e foi reafirmado por mais dois anos, em contrato assinado em setembro. Só neste ano, cerca de 250 pessoas foram atendidas na região. As professoras Maria Rosangela Beckert (coordenadora pedagógica) e Elaine Cristina de Melo (coordenadora geral) são as responsáveis por levar o projeto a escolas de Cáceres, São José dos Quatro Marcos e Mirassol D’Oeste.

Como estratégias de ação, a equipe busca a mobilização da comunidade escolar, qualificação, instrumentalização, comunicação e valorização. O programa envia para os coordenadores locais materiais educativos para que trabalhem com os professores da rede pública. Uma “midiateca” fica disponível para empréstimo: são mais de 70 DVDs, CDs, livros e material de apoio para trabalhar a arte. Segundo a professora Roseli, como todo processo de formação, o projeto nunca estará completo. “O importante é que tem boa vontade por parte de instituição. Esta é uma região que necessita de apoio, principalmente às escolas públicas”, afirmou.

A meta para o próximo é ampliar para Sinop e Barra do Bugres, cidades onde a Unemat também está presente, e institucionalizar o projeto. “A nossa perspectiva é que se torne um programa e, com isso, garanta o caráter de continuidade e formalize as parceiras já firmadas”, explicou.

Para mais informações sobre o projeto, acesse: www.artenaescola.org.br . Na Unemat ligue (65) 3221-0500





Fonte: Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/193821/visualizar/