Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 07 de Dezembro de 2007 às 17:50

    Imprimir


A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com o Banco do Brasil realizam o lançamento do Manual de Interpretação de Análise de Plantas e Solos e Recomendação de Adubação, da pesquisadora e doutora em Agricultura, Maria Luiza Perez Villar. A publicação tem o objetivo de auxiliar o desempenho dos técnicos no campo e orientar na prática os produtores rurais na aplicação correta de adubos e fertilizantes.

O manual vai sugerir a recomendação técnica enfocando desde os aspectos de nutrição mineral de plantas, absorção de nutrientes, funções e sintomas de deficiências, análise química de solo, plantas, diagnose foliar, amostragem, interpretação dos resultados de análise de solo, acidez, matéria orgânica, Nitrogênio, Potássio e outros. O manual será aplicado em todo Estado em especial nos 129 escritórios da Empaer.

Conforme a autora, Maria Luiza, o material foi elaborado a partir de pesquisas executadas no campo, permitindo com segurança fazer recomendações adequadas e corretas para o Estado de Mato Grosso. “Uma agricultura moderna exige o uso de fertilizantes e corretivos em quantidades adequadas, atendendo critérios econômicos, e ao mesmo tempo, conservar a fertilidade do solo para manter ou elevar a produtividade das culturas”, ressalta pesquisadora.

Esse material técnico é mais uma ferramenta tecnológica à disposição dos extensionistas e técnicos da empresa. Segundo Villar, a partir de 2008, será realizado em todo Estado treinamento a fim de unificar as ações a serem praticadas no meio rural. O lançamento do livro acontece no dia 11.12 (terça-feira) às 16 horas, na Superintendência do Banco do Brasil, situada na avenida Filinto Müller, no bairro Morada do Sol.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/195135/visualizar/