Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 03 de Dezembro de 2007 às 15:30
Por: André Xavier/Andréia Fontes

    Imprimir


Fortalecer a parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso e abrir novas perspectivas para a colaboração financeira nas áreas de Meio Ambiente e Infra-estrutura. Com estes objetivos o diretor gerente do Banco Mundial para a América Latina e Caribe; Juan José Daboub esteve reunido em audiência na manhã desta segunda-feira ( 03.12), com o governador Blairo Maggi.

Acompanhado de dirigentes do banco, Daboub veio ao Estado analisar os programas e políticas públicas implementadas nesses setores e levar sua impressão à direção central da instituição financeira. "Hoje é o primeiro dia empossado no cargo e resolvi começar a visitar os parceiros pelo Estado de Mato Grosso porque vejo aqui uma combinação de desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental", afirmou ele ao sair da audiência.

Daboub revelou que entre os três principais pontos que permearam a reunião de trabalho serão avaliados pela missão para possíveis liberações de crédito pelo Banco Mundial o setor de meio ambiente; de infra-estrutura e por último, a realização de um estudo sobre a situação da dívida do Estado para possível ajuda do banco.

Afirmando que o governador é um "líder muito pragmático, com visão de futuro para o Estado", Daboud elogiou ainda o sistema de cadastro de propriedades rurais que Mato Grosso possui e o monitoramento realizado pela Sema nestas áreas. "Estou impressionado com a transparência do sistema e a sua qualidade técnica", ressaltou.

Daboub se refere ao Sistema de Licenciamento Ambiental das Propriedades Rurais do Estado (SLAPR) da Sema, que possui hoje, cadastrado em sua base, cerca de 10 mil propriedades que compreendem 36% da área do Estado. Nestas áreas, os índices de queimada e desmatamento tendem a ser muito menores, já que é possível verificar o ilícito e punir o dono da propriedade com precisão e agilidade. Ele assinalou que o Banco Mundial possui hoje uma estratégia para os países com emergentes, ou de linha média, como o Brasil em relação às suas linhas de crédito que inclui flexibilidade nas operações e juros baixos.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan, que também participou da audiência, o encontro foi bastante produtivo. "A minha avaliação é de que foi extremamente importante a visita para o fortalecimento e maior entrosamento do Governo do Estado com o Banco Mundial. Estamos mostrando aos diretores da instituição as políticas ambientais e os instrumentos utilizados na busca do desenvolvimento econômico em equilíbrio com a sustentabilidade ambiental", assinalou ele.

O secretário informou ainda que a missão já visitou algumas propriedades rurais no Estado para conhecer de perto os projetos de manejo desenvolvidos em Mato Grosso. À noite, Daboud ainda se reúne com os empresários do setor da indústria e do agronegócio. "Conhecendo um pouco mais sobre a real situação do Estado vou levar uma fotografia completa das atividades que o Banco Mundial pode realizar com Mato Grosso. O exemplo do Estado é importante para nós e creio que suas experiências podem servir de modelo, inclusive para ser mostrado a outros países", observou Daboud.

Durante a audiência, o secretário de Estado de Infra-estrutura, Vilceu Marcheti fez uma apresentação da política de consórcios rodoviários no Estado. Participaram ainda da reunião os integrantes da missão; John Briscoe (diretor do Banco Mundial para o Brasil); Mark Lundell (coordenador de Operações Setoriais no Brasil do Departamento de Desenvolvimento Sustentável do BM); Garo Batmanian (coordenador do BM para a Amazônia); Sérgio Jellinek (gerente de Comunicação Social do BM para a América Latina e Caribe), Cloves Vettorato (secretário de Projetos Extratégicos) e o assessor do BM; Andrew Gunther.





Fonte: Sema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/195855/visualizar/