Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 30 de Novembro de 2007 às 19:25

    Imprimir


Jovens de comunidades rurais de quatro municípios da Baixada Cuiabana participaram nesta sexta-feira do Seminário da Juventude Rural do Território da Baixada Cuiabana, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Instituto Creatio. Capacitá-los para garantir sua permanência no campo, com condições de desenvolver-se econômica, cultural e socialmente foi o objetivo principal do evento, no qual foram aplicadas as diretrizes do Programa de Igualdade de Geração, Gênero, Raça e Etnia, desenvolvido pelo MDA.

Os rapazes e moças atuam na comunidade nas áreas cultural, econômica, ambiental e social. No seminário, discutiram propostas para elaborar projetos, que poderão ser apresentados para buscar financiamento para iniciativas de desenvolvimento da agricultura familiar em seu município. "Com isso, eles aprendem a elaborar e executar projetos, garantindo a continuidade do trabalho na terra", comentou o consultor estadual da Secretaria de Desenvolvimento Territorial, Vitor Hugo Garbin.

O delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Dieter Metzner, que também esteve no evento, comentou sobre as ações do Programa, que inclui também atividades nas áreas de Educação, instrumentalização para a melhoria dos processos produtivos e acesso à terra, entre outros. "Hoje, a titularidade das terras pertence tanto ao homem quanto à mulher, mesmo que não sejam casados, ao contrário do que ocorria antes. Isso é um exemplo de ação do Programa." Outro ponto apontado por ele é o despertar político e de organização dos atores sociais envolvidos. "Quem permanece no campo? Os mais velhos. Com o tempo, eles perdem a capacidade de produção e acabam vendendo as terras. Dando a estes jovens acesso a Educação, crédito, novas tecnologias e instrumentos de trabalho, estamos garantindo sua permanência na terra através do trabalho e a oportunidade de crescer", comentou.




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/196142/visualizar/