Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 30 de Novembro de 2007 às 18:09

    Imprimir


Preocupada com a incidência da Ferrugem Asiática da Soja, os danos e prejuízos que podem ser causados pela doença, a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso – Aprosoja/MT desenvolveu o Projeto Ferrugem, com objetivo de auxiliar o produtor no controle e combate da doença.

O Projeto, que terá início na próxima segunda-feira (03), e, ojossss, Janahe

tado gostou da Sugestaeestá dividido em quatro partes, consultoria do Dr. Tadashi Yorinori, durante a safra e no início do vazio sanitário, instalação de 17 mini-laboratórios nos sindicatos rurais dos núcleos de produtores, sistema de alerta com monitoramento da ferrugem asiática no site da Aprosoja/MT e inspeção periódica de pulverizadores a ser realizada nas 40 propriedades do projeto Referência.

O produtor deve identificar o possível foco de ferrugem na propriedade, coletar amostras das folhas e levar até o sindicado rural mais próximo e devidamente equipado com mini-laboratório. O técnico treinado e preparado para atender a demanda do projeto, fará a analise das folhas e em caso de resultado positivo de ferrugem, a amostra é encaminhada ao laboratório regional credenciado para validar a análise. Após validação, a informação será inserida no sistema de alerta, no site da Associação.

Com a identificação do foco através do Sistema de Alerta, os produtores podem monitorar melhor a plantação e em caso de incidência da doença conseguem identificar no início, reduzindo assim os danos à plantação e consequentemente os prejuízos.

O Projeto não visa lucro e os serviços prestados serão gratuitos. Para mais informações, o produtor deve procurar o Sindicato Rural ou acessar o site da Aprosoja (www.aprosoja.com.br).





Fonte: Aprosoja

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.reporternews.com.br/noticia/196157/visualizar/