Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 25 de Novembro de 2007 às 16:25

    Imprimir


Washington, 25 nov (EFE) - O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, chegaram hoje a Washington às vésperas da conferência de paz para o Oriente Médio organizada pelos Estados Unidos, e que será realizada na cidade de Annapolis (Maryland).

O encontro, que começa oficialmente amanhã com um jantar, reunirá na terça-feira, em Annapolis, dezenas de autoridades do Oriente Médio.

A reunião tem como objetivo revitalizar as negociações para obter um acordo de paz entre palestinos e israelenses.

As conversas ocorrerão sete anos depois da cúpula de Camp David, patrocinada pelo então presidente americano Bill Clinton (1993-2001) e que terminou sem que palestinos e israelenses chegassem a um acordo.

Em entrevista aos jornalistas que viajavam com ele no avião que o levou a Washington, Olmert disse esperar que o encontro sirva para relançar negociações sérias sobre todas as questões-chave pendentes para encontrar uma solução ao conflito.

Tanto Abbas como Olmert e o atual presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, enfrentam fortes restrições para colocar em prática um acordo sobre o futuro dos refugiados palestinos e Jerusalém, entre outros assuntos.

O presidente da ANP perdeu o controle da Faixa de Gaza, agora nas mãos dos islamitas do Hamas.

Olmert, que viu sua popularidade despencar devido às acusações de corrupção, não possui a autorização de sua coalizão de Governo para fazer concessões aos palestinos.

Já Bush deixará o poder em menos de um ano, o que, segundo observadores, o obriga a manter um certo distanciamento sobre o desenvolvimento e as conclusões da cúpula.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/196951/visualizar/