Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 16 de Dezembro de 2013 às 17:58
Por: Janara Nicoletti

    Imprimir


A montadora alemã BMW começou nesta segunda-feira (16) os preparativos para a instalação de sua primeira fábrica na América Latina, na cidade de Araquari, no Norte de Santa Catarina. A empresa colocou uma placa no local para indicar o início das obras.


 
A produção de automóveis deve começar em outubro de 2014, e a planta deve fabricar cerca de 32 mil veículos por ano, segundo a marca. A capacidade máxima deve ser atingida em três anos.


 
Em cerca de 500 mil metros quadrados de área construída, a BMW deve produzir cinco modelos para abastecer o mercado interno. A fábrica terá setores de montagem, soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares


 
Serão produzidos os modelos Série 1, o de menor preço da marca, Série 3, que é o mais vendido pela BMW no Brasil e no mundo, os utilitáris  X1e X3 , além do Mini Cooper Countryman, crossovers maior que Cooper.


 
Segundo o CEO do BMW Group Brasil, Arturo Piñeiro, os preços devem ficar próximos dos que já são praticados no mercado.


 
Lançamentos


 
A montadora também fez nesta segunda-feira o lançamento oficial do BMW 320i ActiveFlex. Segundo a montadora, esse é o primeiro veículo flex da montadora no mundo.


 
A cerimônia de lançamento marcou, ainda, a apresentação no Brasil do BMW i3, primeiro elétrico produzido em série pela marca, revelado mundialmente em julho passado e prometido para chegar ao país no ano que vem.

 
 
Investimento



 
A cerimônia de lançamento da fábrica começou às 11h15 desta segunda e contou com a presença do CEO do BMW Group Brasil, Arturo Piñeiro, e Ludwig Willisch, Head da BMW para as Américas. O evento teve ainda a participação do vice-presidente da República, Michel Temer, do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e da ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Ideli Salvatti, entre outras autoridades.


 
Piñero afirmou que a obra da fábrica de Araquari está em fase de fundação. A terraplanagem começou em maio e terminou emnovembro. Ele espera que os trabalhos de construção sejam concluídos até setembro de 2013.


 
De acordo com a empresa, serão investidos cerca de 200 milhões de euros (R$ 640 milhões) na fase inicial de instalação. Devem ser gerados cerca de 1,3 mil empregos diretos e pelo menos 2,5 mil indiretos na região, prevê a BMW.


 
Até esta segunda (16), 60 pessoas já tinham sido empregadas na empresa de Araquari. "Não são muitos os países que têm alegria de viver como o Brasil. As pessoas daqui sabem trabalhar com afinco e ter alegria de viver", finaliza Ludwig Willisch.


 
Willisch disse que até 2015, a empresa pretende firmar uma parceria com centros de ensino para desenvolver um sistema vocacional. O objetivo é qualificar e preparar pessoas que possam ocupar cargos de gestão e liderança na instituição.


 
Além da fábrica, está sendo construído um centro de treinamento em Joinville, também no Norte catarinense. O local abrigará uma linha de montagem parecida com a que será instalada na cidade vizinha. A intenção é qualificar os futuros funcionários que trabalharão em Araquari.


 
Inovação e intercâmbio


 
Na época do lançamento do protocolo de instalação da fábrica, em 8 de abril, o presidente da BMW Brasil falou que, no ano passado, foram vendidos cerca de 17.479 veículos da marca no país. Na ocasião, Piñeiro destacou que a presença da empresa no Brasil será uma "oportunidade de geração de inovação e intercâmbio de cultura e tecnologia".


 
No dia 24 de setembro, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) de Santa Catarina aprovou a licença prévia de concessão para instalação da fábrica da BMW no estado. A viabilidade do empreendimento foi analisada do ponto de vista ambiental, e a construção na área escolhida foi aprovada.


 
O órgão concedeu a licença prévia após cinco meses de análises. O relatório indicou 28 pontos que indicam alterações na rotina da região. O principal é a mobilidade urbana. Para a construção da fábrica, diversos projetos de compensação, inclusive ambientais, devem ser colocados em prática.


 
Segundo o documento, toda a estrutura da fábrica da BMW terá como base a capacidade máxima de produção. A estrutura produtiva estará dividida em quatro setores: funilaria, logística, pintura e montagem.


 
Presente em 13 países


 
A primeira empresa do BMW Group foi fundada em 1916, em Munique, na Alemanha. O grupo é detentor das marcas BMW, Mini, Motorrad e Rolls Royce. Possui 29 unidades em 13 países de quatro continentes.


 
No Brasil, a empresa montou uma subsidiária, em 1995, e uma unidade de serviços financeiros, em 1999. Desde 2010, o grupo já produz motos na unidade de Manaus (AM). No local, são feitos quatro modelos de motocicletas.


 
Segundo a direção da montadora, economias emergentes (como Brasil, Rússia, Índia e Coreia do Sul) têm importante papel nas metas de crescimento da companhia.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/2002/visualizar/