Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 31 de Outubro de 2007 às 10:36

    Imprimir


Criminalidade urbana e roubo de cartões bancários são as principais preocupações dos brasileiros em relação à segurança, segundo uma pesquisa de opinião pública realizada em 14 países.

A pesquisa, encomendada pela empresa americana de segurança de sistemas Unisys, ouviu 1,5 mil brasileiros de todas as classes econômicas em São Paulo e região metropolitana, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre e Salvador. As entrevistas foram realizadas em agosto.

Segundo o levantamento, 82% dos brasileiros ficam preocupados com a segurança pessoal quando caminham ou dirigem pela sua cidade, sendo que 43% se dizem extremamente preocupados.

Apenas 2% disseram não se preocupar com a própria segurança ao transitar pela cidade.

O relatório, que é assinado pela firma americana de pesquisas International Communications Research (ICR), compilou as respostas para as 11 perguntas de segurança e elaborou um "índice de preocupação".

O Brasil atingiu índice de 188, de um total de 300 pontos, e foi o país com maior grau de preocupação entre os 14 pesquisados, seguido por Hong Kong (179 pontos) e Malásia (172).

Os países com menor "índice de preocupação", segundo a IRC, foram França (83) e Itália (90).

No Brasil, o Rio de Janeiro foi a cidade que mais despertou preocupação entre seus habitantes - 46% dos entrevistados na cidade se disseram extremamente preocupados com criminalidade.

Outras cidades com alto índice de "extrema preocupação" foram Salvador (45%), São Paulo (44%) e Recife (43%).

Além da criminalidade, roubo de cartões de crédito ou débito também foi um dos motivos de preocupação mais citados.

Oitenta e dois por cento dos entrevistados se disseram preocupados e 47% afirmaram ficar "extremamente preocupados".

Os entrevistados foram ouvidos sobre 11 temas de segurança. Outros temas que despertaram preocupação entre os brasileiros foram segurança nacional (79%) e uso ou acesso não-autorizado de dados pessoais (79%).

Os temas que menos despertaram temores entre os brasileiros foram os relativos à segurança na Internet.

Cinqüenta e cinco por cento se disseram preocupados com vírus eletrônicos ou e-mails indesejados e 52% disseram ter receio de fazer compras ou operações bancárias pela rede.

Segundo o relatório, a baixa preocupação com Internet no Brasil "é razoável, já que a maior parte dos brasileiros não tem acesso a Internet".

Com exceção do Brasil e dos Estados Unidos, a IRC só conduziu pesquisas em países da Europa, Ásia e Oceania. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário