Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 24 de Outubro de 2007 às 17:44

    Imprimir


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, declarou zona de desastre na Califórnia nesta quarta-feira por causa dos incêndios que estão atingindo o sul do Estado americano.

A declaração significa que mais verbas de emergência poderão ser enviadas ao Estado, em especial para pessoas que não têm seguro. A medida também libera a adoção de programas federais de longo prazo para recuperar a infra-estrutura local.

Os incêndios na Califórnia já deixaram pelo menos três pessoas mortas e 38 feridas, destruíram 1,5 mil residências e ameaçam outras 68 mil.

Mais de 500 mil pessoas receberam ordens para deixar suas casas na área afetada, que vai desde a cidade de Santa Barbara, ao norte de Los Angeles, até a fronteira com o México.

A operação de retirada de moradores já é a maior feita nos Estados Unidos desde a passagem do furacão Katrina, que castigou a cidade de Nova Orleans, no sul do país, em 2005.

Ron Lane, diretor de serviços de emergência do condado de San Diego, um dos mais afetados, disse que só a destruição de casas pelo fogo deve causar um prejuízo de pelo menos US$ 1 bilhão no condado.

Ventos enfraquecendo

As condições meteorológicas, com ventos fortes e falta de umidade, facilitaram a propagação dos focos de incêndio nos últimos dias.

No entanto, segundo meteorologistas, a situação deve melhorar um pouco nas próximas horas, com os ventos perdendo um pouco da força.

Uma área de mais de 120 mil hectares, maior que a da cidade de Nova York, já foi destruída pelo fogo.

Os bombeiros admitem que não conseguem controlar as chamas, e dizem que tudo o que podem fazer é tentar proteger pessoas e propriedades.

Katrina

Bush, que deve visitar a Califórnia na quinta-feira, disse que a população do sul do Estado "podem descansar com a certeza de que o governo federal fará tudo o possível para ajudar a apagar esses incêndios".

"Nós continuaremos a garantir que nossos esforços sejam coordenados e que possamos reagir às necessidades das pessoas."

Segundo o correspondente da BBC em Washington, Justin Webb, a postura de Bush mostra que ele aprendeu uma lição com o Katrina.

Webb afirma que, por mais que a Casa Branca pense que os governos locais devem arcar com a responsabilidade nesse tipo de situação, ficou claro para o presidente que o que ele fizer durante uma situação de desastre tem importância.

"O que vemos agora, e que não vimos durante o furacão Katrina, é um grande esforço dos governos local, estadual e federal e das agências federais", disse David Paulison, diretor do órgão federal de coordenação de situações de emergência





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/201570/visualizar/