Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 23 de Outubro de 2007 às 19:10

    Imprimir


Os 55 ônibus da empresa de ônibus Age Transportes devem parar de circular em Cuiabá. Uma liminar do juiz Márcio Aparecido Guedes, da 2ª Vara Especializada da Fazenda Pública da capital, obriga a empresa a retirar, no prazo de 48 horas, os veículos de circulação.

A decisão é uma resposta à Ação Civil Coletiva proposta pelo promotor Ezequiel Borges de Campos. Ele solicitou o impedimento da movimentação dos veículos reprovados nas vistorias da Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU).

Entre março e agosto, três ônibus pegaram fogo e vários ônibus foram vistos quebrados ao longo das ruas ou avenidas da cidade. Além do péssimo estado de conservação, a empresa acumula 291 multas aplicadas pela SMTU, que totalizam R$ 110,6 mil, o que comprava a falta de condição de continuarem a frente da concessão.

A idade média da frota da empresa é de 8,17 anos, quando a das demais não ultrapassa 4,6 anos. Desde 2003, eles trocaram apenas quatro veículos da frota, mas as empresas regulares realizaram uma renovação que já chega a 60%, com aquisição inclusive de 15 ônibus com elevadores, entregues na semana passada.

Atenção moradores

Quanto aos passageiros, a rotina não deve mudar. Em entrevista coletiva, no fim da tarde de hoje, o prefeito Wilson Santos afirmou que as outras três empresas (Norte Sul, Princesa do Sol e Pantanal ou Nova Cuiabá) assumirão emergencialmente a demanda mensal de 700 mil usuários, em torno de 23 mil/dia, em 18 linhas, principalmente nos pólos do Osmar Cabral e Tijucal, região do Coxipó. O número corresponde a cerca de 10% da demanda mensal de passageiros da Capital, que é de 6,8 milhões.

Passe livre

O prefeito não promulgará o projeto que cria limitações à gratuidade dos estudantes da Capital, garantiu ainda que nenhuma modificação será colocada em prática até o final deste ano e que buscará, nesse tempo, alternativas que proponham a liberação do uso do benefício.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/201736/visualizar/